Dom Manoel Delson celebra 18 anos de sagração episcopal com gratidão e compromisso pastoral

[09:10, 25/09/2024] Roberval Borba: No dia 24 de setembro de 2024, celebramos um marco importante na vida de Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, OFMCap. Exatamente 18 anos atrás, em 2006, na cidade de Feira de Santana, na Bahia, ele foi sagrado bispo, iniciando uma trajetória pastoral de grande relevância para a Igreja no Brasil.

Desde sua sagração, Dom Delson tem exercido seu ministério episcopal com zelo e dedicação. Sua caminhada passou por dioceses importantes, como a de Caicó, no Rio Grande do Norte, e a de Campina Grande, na Paraíba, até assumir, em 2017, a liderança da Arquidiocese da Paraíba. Ao longo dessas quase duas décadas, seu trabalho tem sido pautado pela busca incessante em fortalecer a fé do povo e promover ações concretas de caridade e evangelização.

Dom Manoel Delson, franciscano e homem de espiritualidade profunda, sempre demonstrou grande atenção às necessidades sociais das comunidades em que passou, orientando o clero e o laicato a viverem o Evangelho de maneira plena e efetiva. Seu lema episcopal, “Revestir-se de Cristo”, reflete sua missão de ser, acima de tudo, um pastor que conduz suas ovelhas na luz de Cristo e da justiça.

Ao longo desses 18 anos, ele implementou diversos projetos sociais, pastorais e formativos, voltados para o fortalecimento das famílias, o cuidado com os mais pobres e vulneráveis e a promoção de uma Igreja acolhedora e missionária. Em suas dioceses anteriores, Dom Delson destacou-se pelo trabalho junto às pastorais sociais, enfrentando com coragem as desigualdades e dificuldades enfrentadas pelas populações locais.

Hoje, à frente da Arquidiocese da Paraíba, Dom Delson continua esse trabalho com entusiasmo renovado, guiando o povo de Deus com firmeza e compaixão. Sua atuação tem sido marcada por importantes iniciativas pastorais e sociais, como o fortalecimento da ação evangelizadora nas periferias e o apoio às diversas pastorais movimentos e serviços da arquidiocese.

A celebração dos 18 anos de sagração episcopal de Dom Delson é uma oportunidade de agradecer a Deus pelo dom de sua vida e missão, e de renovar os compromissos de fé e serviço que ele inspira em todos que caminham sob seu pastoreio.

Ao refletir sobre sua trajetória, Dom Manoel Delson expressa profunda gratidão a Deus e ao povo de cada local por onde passou: “Sou grato por cada comunidade, por cada pessoa, por cada experiência. Tudo tem sido um aprendizado e um chamado constante a servir com amor e dedicação. Minha missão é seguir o Evangelho, revestindo-me sempre de Cristo para poder ser um sinal de Sua presença onde quer que esteja.”

A Arquidiocese da Paraíba se une em oração e em ação de graças por esses 18 anos de ministério episcopal, pedindo a Deus que continue a abençoar Dom Manoel Delson em sua missão de pastor, profeta e servidor do Reino.