Dom Delson, seis anos caminhando com a Arquidiocese da Paraíba

“Vejo a Arquidiocese como um campo maravilhoso de evangelização. O povo paraibano é religioso. Sua tradição de fé cristã católica é rica. Sei da sede de Deus deste povo maravilhoso e não podemos decepcioná-lo. Por isso, venho com grande alegria unir-me a esta gente de fé para juntos percorrermos o caminho de esperança e paz, sob o olhar protetor de Nossa Senhora das Neves. Nossa Senhora sempre nos recorda ‘que para Deus tudo é possível’. Basta estarmos sintonizados com Ele e obedientes. Nisso reside minha segurança como ser humano e como religioso, padre, bispo e, agora, Arcebispo. Deus é quem me conduz. A Ele toda glória e louvor! A Nossa Senhora das Neves, a Mãe que o Filho de Deus deu à Igreja, consagro meu ministério aqui na Arquidiocese da Paraíba”.

Este foi parte do discurso de Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz ao tomar posse como Arcebispo Metropolitano da Paraíba, na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, no Centro de João Pessoa, às 09h do dia 20 de maio de 2017, há exatos seis anos.

Missa na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves

Dom Delson foi acolhido no adro da Catedral por Dom Giovanni D’Aniello, Núncio Apostólico para o Brasil na época, e pelo então Administrador Apostólico, Dom Genival Saraiva, numa cerimônia exclusiva para bispos, padres, seminaristas e religiosos. Com a presença de mais de 30 bispos e arcebispos dos estados circunvizinhos.

A celebração aberta a todos o fiéis aconteceu ainda no mesmo dia, às 16h30, no ginásio de esportes “o Ronaldão”, no bairro do Cristo Redentor, também em João Pessoa. Um grande evento foi preparado para que todo o Povo de Deus pudesse acolher o novo Arcebispo. Uma Missa presidida por Dom Delson, onde todas as Paróquias, Movimentos, Pastorais e Serviços da Arquidiocese da Paraíba estiveram presentes. Uma verdadeira multidão lotou o Ronaldão.

Missa no Ginásio de Esportes o Ronaldão.

Um dia histórico, desde a posse na Catedral das Neves até a grande festa no ginásio “o Ronaldão”, pessoas vindas de todos os cantos da Paraíba para ver de perto e saudar com muito carinho o mais novo Arcebispo da Paraíba. O ginário ficou pequeno para tanta gente, o colorido nas arquibancadas, os cânticos, as palmas, a alegria do povo da Arquidiocese que estava vacante há quase um ano, em receber seu novo pastor agora em definitivo. Dom Delson chegou com a missão de apascentar o rebanho arquidiocesano que o esperava com todo o carinho para caminhar junto com ele em uma nova jornada.

Durante esses seis anos, o Arcebispo Metropolitano da Paraíba participou de diversos eventos, fez dezenas de ordenações, tomou decisões importantes para Igreja, enfrentou os desafios de uma pandemia, conduzindo a Igreja particular da Paraíba com muita sabedoria para um novo tempo, visitou diversas paróquias, esteve ao lado do seu povo.

A Arquidiocese da Paraíba, e todo o povo de Deus dessa terra que aprendeu a lhe amar, lhe saúda e agradece por caminhar conosco.

Roberval Borba