Dom Alcivan Tadeus, Bispo Auxiliar da Paraíba, Participa de Curso de Bispos de Recente Nomeação da CNBB

Roberval Borba I 02/0724 I Com informações e fotos da CNBB

De 1º a 5 de julho, a Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promove o Encontro dos Bispos de Recente Nomeação, em Brasília. O evento reúne 22 bispos, ordenados ou a serem ordenados, nomeados entre setembro de 2023 e junho de 2024. Entre os participantes, está o bispo auxiliar da Paraíba, Dom Alcivan Tadeus.

Dom Alcivan foi nomeado bispo em 8 de novembro de 2023 e sua ordenação episcopal ocorreu em 2 de fevereiro deste ano, na Catedral de Sant’Ana, em Caicó, RN. Ele foi apresentado como o terceiro bispo auxiliar da Arquidiocese da Paraíba em 22 de fevereiro, na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, em João Pessoa PB.

A abertura do encontro contou com a participação do bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers, e do arcebispo de Porto Alegre e presidente da CNBB, dom Jaime Spengler. O bispo auxiliar de São Paulo e presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, dom Ângelo Mezzari, ressaltou que o objetivo do evento é proporcionar aos novos bispos uma oportunidade de conhecer melhor a Conferência, refletir sobre sua missão e compreender a importância da colegialidade episcopal e da pertença à CNBB.

Durante os cinco dias de encontro, os bispos aprofundarão temas como a organização da CNBB, a missão episcopal, campanhas de fraternidade e evangelização, saúde integral, direito canônico, regimento e estatuto da CNBB, proteção de menores, apresentação das comissões, Lei Geral de Proteção de Dados e gestão eclesial.

A programação inclui visitas à Nunciatura Apostólica do Brasil e a diversos organismos vinculados à CNBB, como o Centro Cultural Missionário, as Edições CNBB, a Conferência dos Religiosos do Brasil, a Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam-Brasil), o Centro Nacional de Fé e Política (Cefep) e as Pontifícias Obras Missionárias.

Assessoria de Comunicação