Diocesaneidade: comunhão, participação e missão.

Atenção Agentes Pastorais, representantes de Paróquias e Comunidades: nos dias 17 e 18 de Novembro de 2023, acontecerá a Assembleia Arquidiocesana de Pastorais, no Seminário Arquidiocesano Imaculada Conceição, em João Pessoa.

A premissa básica estará sempre na eclesiologia de comunhão, unidos em missão, e o tema do nosso encontro será “Diocesaneidade: comunhão, participação e missão”.

A importância da Assembleia Arquidiocesana de Pastorais envolve a todos: diáconos, religiosos, seminaristas, leigos e leigas. É uma experiência onde todos devem manifestar sua opinião e serem ouvidos e isso aconteceu através dos encontros realizados antes nas Assembleias de
Pastorais em todas as foranias da Arquidiocese, conforme a realidade de cada Paróquia, para que se visse o que de positivo acontece em cada uma e o que deve ser melhorado e, posteriormente, apresentado na Assembleia Arquidiocesana.

Temos muitos pontos em comum quando formos partilhar as experiências de nossas Paróquias. Por isso, sua presença é fundamental.

Iremos procurar responder as questões de vivências do nosso povo na prática do Cristianismo e sendo fiéis no processo de anunciar verdadeiramente o Evangelho de Jesus Cristo e a coerência na vivência da fé.

Em 2015, o Papa Francisco afirmou:
“… quem segue Cristo, não pode deixar de tornar-se missionário, e sabe que Jesus caminha com ele, respira com ele, trabalha com ele”.

Desejamos que a nossa Igreja seja sinodal e sempre acolhedora, evangelizando em permanente estado de missão, para que ninguém fique à margem é verdadeiramente encontremos Aquele que é o caminho, a verdade e a vida, nosso Senhor Jesus Cristo.

Coloquemos nas mãos de Nossa Senhora das Neves e de São José a nossa Assembleia Arquidiocesana de 2023 e que tudo seja para a glória do Senhor.

Esperamos por você!

Maria Eduarda (Pascom, paróquia Mãe do Redentor)