Devoção a Nossa Senhora da Conceição na Arquidiocese da Paraíba

A devoção à Imaculada Conceição é um marco importante na Arquidiocese da Paraíba. Com um total de onze paróquias e um santuário dedicados a Nossa Senhora, a fé dos fiéis se manifesta de muitas formas e em diversos locais do território arquidiocesano. Entre eles, estão duas paróquias localizadas em João Pessoa, no bairro de Tambauzinho e do Varadouro, respectivamente. Além disso, mais dez cidades abrigam paróquias que compartilham a mesma devoção. São elas: Conde, Bayeux, Itabaiana, Ingá, Gurinhém, Pedras de Fogo, Caaporã, Cuité de Mamanguape, Jacaraú e Sapé.

Cada uma dessas paróquias possui sua própria programação que, junto aos fiéis devotos, se reúne em orações e celebrações em honra à Imaculada Conceição. Os eventos religiosos incluem novenas, missas solenes, procissões, passeios ciclísticos, cavalgada e festividades que ocorrem em datas especiais, e, é claro, no dia 08 de dezembro, dia dedicado à Santa.

A devoção a Nossa Senhora da Conceição transcende as fronteiras geográficas, unindo os fiéis em sua fé e devoção. Em cada um desses locais, os paroquianos encontram um refúgio espiritual para expressar o seu amor e veneração pela Virgem Maria.

O Significado da expressão Imaculada Conceição

A expressão Imaculada Conceição passou a ser quase um “nome” de Nossa Senhora. Muitas mulheres, inclusive, recebem o nome de Conceição. Literalmente, Imaculada Conceição significa ‘concepção sem mancha’. Quer dizer que, desde o momento de sua concepção, Maria foi preservada da mancha (mácula) do pecado. Imaculada Conceição, portanto, é um título de Nossa Senhora que diz respeito à sua própria natureza: humana e sem pecado desde a concepção.

Dogma da Imaculada Conceição

A concepção sem pecado da Virgem Maria é um Dogma da Fé Católica, proclamado no dia 8 de dezembro de 1854, festa da Imaculada Conceição, pelo Papa Pio IX. O documento escrito pelo Papa diz o seguinte: “Em honra da Trindade (…) declaramos a doutrina que afirma que a Virgem Maria, desde a sua concepção, pela graça de Deus todo poderoso, pelos merecimentos de Jesus Cristo, Salvador do homem, foi preservada imune da mancha do pecado original. Essa verdade foi-nos revelada por Deus e, portanto, deve ser solidamente crida pelos fiéis”.

PROGRAMAÇÃO:

Paróquia de Ingá

03/12 Domingo:
6h30 Passeio ciclístico da Padroeira.
08/12 Sexta-Feira:
6h Ofício da Imaculada Conceição.
16h30 Santo Terço.
17h Procissão de Nossa Senhora da Conceição.
18h Santa Missa. Celebrante: Padre Mário.

Paróquia de Itabaiana
02/12 Sábado:
07h Passeio ciclístico.
03/12 Domingo:
09h Cavalgada da Imaculada.
08/12 Sexta-Feira:
05h Procissão saindo da residência do senhor Zé do Curtume até Pernambuquinho.
06h Santa Missa.
09h Santa Missa presidida por Dom Manoel Delson, Arcebispo Metropolitano da Paraíba.
16h Procissão saindo da comunidade Santa Clara, no Jucuri.
18h Santa Missa.

Paróquia de Gurinhém

05h Alvorada
16h Santa Missa. Após, procissão.

Paróquia de Pedras de Fogo
06h Alvorada.
06h Ofício de Nossa Senhora.
09h Santa Missa presidida por Dom Fernando Saborido, Osb, Arcebispo emérito da Arquidiocese de Olinda e Recife.
15h30 Santa Missa. Após, procissão.

Paróquia do Centro de João Pessoa
03/12 Domingo:
16h Carreata logo após a Santa Missa prevista para 18h.
9h Santa Missa.
16h Procissão às 16h. Logo após, Santa Missa Solene de encerramento.

Paróquia do Conde
08/12 Sexta-Feira:
16h30 Santa Missa Festiva e 1a Eucaristia Paroquial.
18h30 Procissão.

Paróquia de Caaporã
02/08 Sábado:
07h Passeio ciclístico.
06h Alvorada Festiva.
06h10 Oficio de Nossa Senhora.
08h Santa Missa de aniversário da Paróquia.
16h Santa Missa.
17h Procissão.
18h30 Benção do Santíssimo em frente à Igreja Matriz.

Paróquia de Bayeux
03/12 Domingo:
14h Carreata com a imagem da Imaculada Conceição.
08/12 Sexta-Feira:
6h30 Ofício de Nossa Senhora, seguido de café comunitário.
16h Procissão.
17h Santa Missa.

Paróquia de Cuité Mamanguape
08/12 Sexta-Feira:
16h Procissão saindo da Capela São João Batista (Cuité de Baixo) até a Igreja Matriz seguida da Missa Solene de Encerramento.

Paróquia de Jacaraú
6h Ofício da Imaculada.
12h Santa Missa.
17h Santa Missa.
18h30 Procissão.

Paróquia de Sapé
09h30 Santa Missa.
17h Santa Missa. Após a Santa Missa, procissão.

Paróquia Satuário de Tambauzinho – João Pessoa
6h Santa Missa.
16h Santa Missa presidida por Dom Frei Severino Batista de França, OFMCap Bispo Emérito da Diocese de Nazaré – PE. Após a Missa, procissão.

Seminário Arquidiocesano
08/12 Sexta-Feira:
19h Santa Missa. Presidida por Dom José Gonzaléz, bispo emérito de Cajazeiras.

Nossa Senhora da Conceição é padroeira de inúmeras comunidades; portanto, existem muitas festas e novenários acontecendo em praticamente todas as paróquias da arquidiocese.

A veneração a Nossa Senhora da Conceição é uma expressão profunda de fé e devoção para a Igreja particular da Paraíba. Através das paróquias e do santuário, a devoção continua a crescer e a tocar os corações dos fiéis.