Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, arcebispo metropolitano da Paraíba
O coração da Virgem Maria é um lugar repleto da bondade de Deus. Amanhã, 05 de agosto, toda a Paraíba celebra a sua grande Padroeira, Nossa Senhora das Neves. Somos uma terra imensamente agraciada porque temos uma Mãe Bondosa e Santa. A história do povo paraibano é abençoada pelas mãos dessa Mãe que não se cansa de nos apontar o caminho do seu Filho Jesus. O povo paraibano não precisa temer diante das dificuldades. Temos uma Mãe que intercede por nós e que está presente desde os primeiros tempos da fundação de nossa capital paraibana. O nome da nossa cidade mudou com o passar do tempo, mas o sentimento de pertença à Virgem Mãe de Deus ainda permanece muito vivo em todos os rincões da pequenina Paraíba e nos corações dos que sofrem.
Celebraremos amanhã a Dedicação da Basílica de Santa Maria Maior. A maior de todas as igrejas marianas de Roma. Essa grandiosidade não significa uma simples constatação de ostentação banal, mas mostra-nos o quanto Deus foi grande no coração de Maria. A oração constante da Virgem Maria nos ensina a colocar Deus no centro de tudo! “Somente se Deus é grande, o homem também é grande. Com Maria devemos começar a entender que é assim. Não devemos distanciar-nos de Deus, mas tornar Deus presente; fazer com que Ele seja grande na nossa vida; assim também nós nos tornamos divinos; todo o esplendor da dignidade divina então é nosso” (Papa Bento XVI). Isto é muito real e concreto, pois significa que devemos dar espaços todos os dias a Deus na nossa vida.
O privilégio mariano é sempre serviço na vida da Igreja. Maria é grande porque muito serviu a Deus e se colocou à disposição dos filhos da Igreja. Foi por isso que Deus plantou, para sempre, em seu coração serviçal a sua bondade, fazendo com que todos nós tivéssemos acesso à Misericórdia. Maria é a Mãe Bondosa de Misericórdia. Ela não necessitou de misericórdia, mas fez-se casa da misericórdia para que todos os pecadores encontrassem refúgio em Deus. Ela é o refúgio dos pecadores, como canta, tradicionalmente a ladainha nos festejos marianos.
Neste 1º domingo do mês de agosto, nós celebramos a vocação sacerdotal. Os sacerdotes, a exemplo de Maria, buscam estarem a serviço do povo. Só poderemos compreender a vocação do padre a partir do serviço e da consagração total de vida a Deus. O padre não é um fazedor de pastoral ou um agente social, mas um homem de Deus que se sacrifica na missão da Igreja. Todo sacerdote é um peregrino da esperança. “E ser peregrino significa partir todos os dias, recomeçar sempre, reencontrar o entusiasmo e a força de percorrer as várias etapas do percurso que, apesar das fadigas e dificuldades, sempre abrem diante de nós novos horizontes e panoramas desconhecidos” (Papa Francisco).
À Virgem das Neves peçamos a proteção de Deus. Que de suas mãos bondosas desça sobre o povo da Paraíba dias de prosperidade e paz, mas, acima de tudo, um tempo de profunda conversão ao seu Filho Jesus. Confiemo-nos aos cuidados maternais de Nossa Senhora e sejamos filhos dóceis e amantes da vontade de Deus.