De volta ao presencial, arquidiocese celebra Pentecostes com multidão no Espaço Cultural

Cerca de 5 mil pessoas compareceram ao Espaço Cultural para a Solenidade de Pentecostes na manhã chuvosa deste domingo, dia 5. Após dois anos de restrições, um dos maiores eventos da arquidiocese voltou a reunir os fieis em um grande momento de louvor e graça. Em ato de solidariedade, alimentos foram arrecadados na campanha S.O.S Pernambuco, que serão doados aos desabrigados das chuvas no Estado vizinho.

O arcebispo da Paraíba, Dom Manoel Delson, manifestou toda a alegria em ver todos reunidos. “É uma alegria, uma emoção ver todo mundo aqui, todos juntos numa linda prece de louvor a Deus e para manifestar nossa gratidão pelo precioso dom do Espírito para nossa Igreja. Dois anos sem poder nos reunir e a força, a fé do nosso povo não se abalou, o que mostra que a nossa Igreja física é uma extensão da nossa Igreja interior”. Durante a celebração, Dom Delson lembrou que a arquidiocese vive o Ano Pastoral Missionário e falou sobre a vida eclesial e as diferenças que compõem o corpo da Igreja. “Cada um serve com seu dom para a edificação da Igreja. O carisma nos é dado pelo Espírito Santo, então dessa forma, lembremos: o Espírito Santo não luta contra Ele mesmo. Uma característica do ungido é ser humilde e se colocar a serviço. Orgulho não entra nesse horizonte missionário.  Diversidade de carismas serve para construir a unidade, não pra dividir”, comentou.

Os fieis estavam com saudade deste momento e foram registradas caravanas de todas as partes da arquidiocese. Vinda de Bayeux, Paróquia Imaculada Conceição, Josenilda Tomás relatou a emoção do reencontro. “Uma alegria imensa, estávamos numa expectativa muito grande por essa volta. Estou com o coração cheio de gratidão a Deus por poder estar aqui de novo, reencontrando tanta gente, vivendo esse momento lindo da nossa Igreja”

Para a realização do evento, foram meses de preparação com dezenas de pessoas envolvidas diretamente nas comissões. O Mons. Ivonio Cassiano, coordenador arquidiocesano de pastoral e coordenador geral do evento, relatou emocionado sobre a alegria desta retomada. “É uma alegria muito grande e essa festa é também uma grande representatividade da nossa Igreja perante a sociedade. Aqui temos o clero, agentes de pastoral, missionários e todo povo reunido com seu bispo. Pentecostes é também a festa da unidade e a gente vê a alegria das pessoas chegando aqui no Espaço Cultural, cheias de fé, de emoção, numa expectativa muito grande para esse dia de celebração”. Em 2020 e 2021 a arquidiocese realizou a festa de Pentecostes de forma virtual, o que também demandou muito trabalho e sensibilidade da equipe. “Foram dois anos difíceis, mas nossa equipe não perdeu a coragem. Fizemos dois eventos online cheios de beleza e simbolismo e estar aqui hoje é como uma vitória. Resistimos, confiamos, acreditamos e aqui estamos, com a graça de Deus!”, relata.

Pe. Luiz Júnior, Vigário Geral da arquidiocese, lembrou a força da Igreja em tempos difíceis. “Desde o princípio que o Espírito guia a Igreja e nunca faltou com Seu auxílio. Em vários momentos da nossa história passamos por tantos momentos difíceis, assim como nestes dois últimos anos, mas o Espírito Santo sempre agindo em nós e por nós e o resultado é esse: nós aqui reunidos para Pentecostes, a festa da Igreja”.

No fim da celebração aconteceu o envio das pessoas que participaram da formação na Escola Missionária Arquidiocesana. Elas realizarão as ações missionárias em suas paróquias de origem. “Estamos prontos e a disposição. O Espírito Santo nos conduzirá em todas as atividades que iremos realizar. Pentecostes acontece sempre que a gente se deixa conduzir pelo ardor do Espírito e sai em missão, levando Jesus, Seu amor e Sua misericórdia e a todos os lugares, a todas as pessoas”, afirma Ricardo Cavalcanti, coordenador do COMIDI (Conselho Missionário Diocesano).

S.O.S PERNAMBUCO

Os alimentos arrecadados na ação solidária S.O.S Pernambuco serão encaminhadas à Cáritas Nordeste 2, que fará a distribuição entre as famílias atingidas pelas fortes chuvas que vem caindo na região da grande Recife e Zona da Mata.