Corpus Christi na Arquidiocese da Paraíba terá evento 24 horas com Cristo e procissão.

A Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em preparação à Solenidade de Corpus Christi, promoverá as “24 horas com Cristo”. Nos dias 7 e 8 de junho, a partir das 16h, acontece o evento “24 horas com Cristo”, com missas, Adoração ao Santíssimo Sacramento, confissão, na Igreja Nossa Senhora de Lourdes, localizada na avenida das Trincheiras, no centro de João Pessoa.

Corpus Christi é uma celebração da Igreja Católica que acontece anualmente em todo o mundo. A celebração tem como intuito agradecer a Deus pela presença de Jesus Cristo no sacramento da Eucaristia, além de celebrar a unidade da Igreja.

Na Arquidiocese da Paraíba, a festa de Corpus Christi é realizada há décadas e atrai uma grande quantidade de fiéis todos os anos para as ruas do centro da cidade, onde é realizada uma procissão. As paróquias se unem para confeccionar os tapetes que, além de enfeitarem as ruas, também servem como uma forma de oração e louvor. A data é comemorada com muita devoção e alegria pelos fiéis.

A tradição dos tapetes surgiu na cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais, no século XVIII. Na época, a cidade era muito rica em ouro e, graças a isso, tinha acesso a materiais nobres, como tecidos e flores. A tradição se espalhou pelo Brasil e hoje é uma das principais manifestações culturais de Corpus Christi.

Na Arquidiocese da Paraíba, a festa de Corpus Christi é celebrada em todas as cidades e paróquias, com destaque para João Pessoa, que recebe milhares de fiéis todos os anos. Além dos tapetes, a celebração também conta com missas, procissões e momentos de adoração ao Santíssimo Sacramento.

Para os católicos, Corpus Christi é uma data muito importante e um momento de demonstração de fé e devoção. Na Arquidiocese da Paraíba, a celebração é realizada com muita dedicação e comprometimento, reforçando a importância da Eucaristia na vida dos fiéis.

O Arcebispo Metropolitano da Paraíba, Dom Manoel Delson, presidirá a Santa Missa às 9h do dia 08 de junho, na Igreja de Lourdes. Às 16h00, acontece a procissão de Corpus Christi, percorrendo as principais ruas e avenidas do centro da cidade em direção à Basílica Catedral Nossa Senhora das Neves, encerrando com a solene celebração da Santa Missa.

A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida. Corpus Christi significa Corpo de Deus e é uma comemoração litúrgica católica que ocorre quinta-feira após a festa de Pentecostes. Em muitas cidades portuguesas e brasileiras, é costume ornamentar as ruas por onde passa a procissão com tapetes de colorido vivo e desenhos de inspiração religiosa A nossa paróquia, este ano, irá ornamentar um trecho da Rua das Trincheiras com o tapete de “Corpus Christi”.

PROGRAMAÇÃO DAS 24 HORAS COM CRISTO

Igreja Nossa Senhora de Lourdes

Rua das Trincheiras s/n – Centro

Dia 07 de junho

Missas: 17h30, 19h30 e às 22h30; após as missas, Adoração ao Santíssimo Sacramento.

Louvor Jovem: 21h00 às 22h30

Dia 08 de junho

Missas: 07h00; 09h00 e 14h30; após as missas, Adoração ao Santíssimo Sacramento.

Roberval Borba