Confiar e anunciar!

O Evangelho deste Domingo fala-nos da confiança em Deus. Jesus diz aos seus apóstolos que depositem Nele a sua confiança, porque Ele se apresenta como “o caminho, a verdade e a vida” (Jo 14,6). A promessa da fé sempre acompanhou o povo de Deus. Somos chamados a crer no Senhor e a continuar fazendo suas obras: “aquele que acredita em Mim fará também as obras que Eu faço” (Jo 14,12).

O Tempo Pascal tem uma graça muito especial, a graça em que o Senhor Ressuscitado renova continuamente a nossa fé. Páscoa é tempo de renovar nossa confiança no Deus que venceu o pecado e a morte, tempo de rolar a pedra do sepulcro: “a força da Páscoa convida a rolar para fora as pedras da desilusão e da desconfiança; o Senhor, perito em derrubar as pedras tumulares do pecado e do medo, quer iluminar a tua memória santa, a tua recordação mais bela, tornar atual aquele primeiro encontro com Ele” (Papa Francisco).

Quantas pedras vamos colocando como obstáculos à graça de Deus, ao longo de nossas vidas? Vamos resistindo ao Senhor, quando deveríamos, em qualquer circunstância, nos confiar ao Seu imenso amor. A fé em Nosso Senhor exige que o sigamos com toda a força do coração. O caminho dessa fé já nos foi oferecido pelo próprio Senhor. É o caminho da sua cruz que nos leva à Ressurreição. Não há atalhos! O caminho seguro é o trilhado por Cristo.

No caminho com Jesus, vamos enfrentando muitas lutas, mas não devemos temer, por que Cristo, que já venceu a cruz, caminha conosco. Ele é o próprio caminho que vai nos garantindo a segurança ao longo do caminhar.

O que Jesus nos pede nesse caminhar? O nosso ato de fé. A fé é a segurança que nos garante estar com o Senhor, inclusive, nos momentos dolorosos da vida. Como é reconfortante crescer na fé quando os problemas nos assaltam. O consolo da fé traz uma convicção impressionante que ninguém pode nos tirar.

O caminho da fé sempre nos levará ao anúncio de Jesus Cristo, Morto e Ressuscitado. A missão da Igreja consiste em nunca parar diante dos obstáculos. “Como é bela uma Igreja que corre, assim, pelas estradas do mundo! Sem medo, sem táticas nem oportunismos; só com o desejo de levar a todos a alegria do Evangelho. A isto, somos chamados: a fazer experiência do Ressuscitado e partilhá-la com os outros; a rolar aquela pedra do sepulcro, onde muitas vezes fechamos o Senhor, para espalhar a sua alegria pelo mundo” (Papa Francisco).

Levar o anúncio de Cristo Ressuscitado eis o sentido de nossas vidas. Levar Cristo aos corações mais abatidos e desacreditados. Levar Cristo até mesmo aos lugares que o negam, mas não com a imposição. Levar Cristo com o nosso testemunho de cristãos que lutam pela justiça, paz e fraternidade.

O mundo padece nas trevas sem o brilho da verdadeira fé. O Evangelho de Cristo é o antídoto contra essa vida longe das coisas de Deus. Conhecer o amor de Cristo é a alegria mais alta de todo homem e mulher que vagam pelas estradas do mundo em busca de uma felicidade ilusória. O caminho da fé não engana, não oferece facilitações, mas apresenta Cristo que carregou a sua cruz e nos ensina a carregar nossas cruzes.

Peçamos à Santíssima Virgem Maria, Mãe da fé, a graça de jamais desistir dos caminhos do Senhor. Que sua intercessão materna ajude o mundo a encontrar o verdadeiro sentido de felicidade no caminho do Seu Filho Jesus.