Começou hoje em Aparecida SP a 61ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil

por Roberval Borba I 10 de abril 2024

Na manhã deste dia 10 de abril, teve início no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, no Santuário Nacional de Aparecida (SP), um dos eventos mais importantes para a Igreja Católica no Brasil: a 61ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil. Este encontro anual, que se estenderá até o dia 19, reúne todos os membros da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para discutir questões importantes relacionadas à fé, à missão da Igreja e aos desafios enfrentados pela sociedade contemporânea.

Nossa arquidiocese está presente na 61ª AGCNBB, o Arcebispo Metropolitano da Paraíba, Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, e o Bispo Auxiliar, Dom Alcivan Tadeus Gomes de Araújo, estão em Aparecida para participar da desse encontro de tamanha importância para a igreja do Brasil.

Don Manoel Delsnon, arcebispo metropolitano da Paraíba e Dom Alcivan Tadeus, bispo auxiliar.

O que é a Assembleia Geral dos Bispos?

De acordo com o Estatuto Canônico da CNBB, a Assembleia Geral é definida como o órgão supremo da Conferência. Mais do que um simples “evento”, a AG é considerada o órgão máximo da hierarquia eclesiástica no Brasil, onde os bispos se reúnem para deliberar e tomar decisões importantes para a vida da Igreja.

Quem Participa?

Todos os membros da CNBB são convocados a participar da Assembleia Geral. Isso inclui cardeais, arcebispos, bispos diocesanos, bispos auxiliares, coadjutores e administradores diocesanos. Além disso, bispos eméritos e representantes de diversos organismos e pastorais da igreja também são convidados a contribuir com suas experiências e perspectivas.

O episcopado brasileiro é composto por um total de 486 bispos, dos quais 318 são titulares ou auxiliares, enquanto 168 são eméritos.

Essa diversidade de participantes reflete a pluralidade e a abrangência das discussões realizadas durante a Assembleia.

O que Acontece na Assembleia?

O dia dos bispos na Assembleia Geral sempre começa com momentos de oração, como a Liturgia das Horas, a Santa Missa e a reza do Terço, que são distribuídos ao longo da programação para favorecer a comunhão espiritual e a escuta atenta de Deus.

A maior parte do tempo é dedicada às sessões, onde os bispos discutem questões pastorais e temas relevantes para a missão da Igreja no Brasil. Essas discussões abrangem uma variedade de tópicos, desde questões sociais e políticas até desafios pastorais e questões doutrinárias, sempre com o objetivo de promover a evangelização e o bem-estar espiritual e social dos fiéis.

Neste ano, a 61ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil será um momento de reflexão profunda, discernimento espiritual e tomada de decisões significativas para a vida da Igreja no país. Oremos para que os nossos pastores sejam guiados pelo Espírito Santo e encontrem caminhos que fortaleçam a fé e a unidade do povo de Deus.