Com Maria, encontrar Jesus

A Igreja de Cristo vive para evangelizar, para mostrar o rosto misericordioso de Deus! E a Igreja não se cansa de propor aos homens a acolhida do tesouro que Deus frequentemente nos oferece:  o tesouro escondido no campo (Cf. Mt 13,44). As Sagradas Escrituras apontam-nos esse tesouro como fundamento de nossas vidas. O homem que crê deve encontrar esse tesouro oferecido por Deus. Mas será que basta somente recebê-lo? As próprias palavras do Evangelho de Mateus (13,44) nos dão a resposta: “Um homem o encontra e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo”.

Nosso Estado da Paraíba é coberto pelo manto maternal de Nossa Senhora das Neves. Com Ela aprendemos a guardar Jesus como o grande tesouro da nossa vida. Amamos profundamente a Mãe de Deus porque Dela possuímos a garantia de um seguimento seguro de Nosso Senhor. No sim de Maria, o coração que crê busca e encontra Jesus!

O Papa Francisco, em um de seus comentários sobre essa parábola, explica que, “assim é para o Reino de Deus: quem o encontra não tem dúvidas, sente que é aquilo que procurava, que esperava e que corresponde às suas aspirações mais autênticas. E é deveras assim: quem conhece Jesus, quem o encontra pessoalmente, permanece fascinado, atraído por tanta bondade, tanta verdade e tanta beleza, e tudo numa grande humildade e simplicidade. Vivemos em tempos difíceis, de perdas de valores. Mas o que devemos fazer? Devemos nos afundar nas crises? O segredo é fazer da própria vida um lugar em que buscamos Jesus em tudo; e como diz o Papa: ” procurar Jesus, encontrar Jesus: eis o grande tesouro!”

O caminho para encontrar o Senhor nas estradas da vida é imitar o caminho dos santos que leram o Evangelho de Cristo com o coração aberto e cheio de misericórdia. “Pensemos em são Francisco de Assis: ele já era cristão, mas um cristão ‘ao sabor da corrente’. Quando leu o Evangelho, num momento decisivo da sua juventude, encontrou Jesus e descobriu o Reino de Deus, e então todos os seus sonhos de glória terrena esvaeceram. O Evangelho leva-nos a conhecer o Jesus verdadeiro, faz-nos conhecer o Jesus vivo; fala-nos ao coração e muda a nossa vida. E então, sim, deixamos tudo. Podemos mudar de vida concretamente, ou então continuar a fazer aquilo que fazíamos antes, mas nós somos outra pessoa, renascemos: encontramos aquilo que dá sentido, sabor e luz a tudo, inclusive às dificuldades, aos sofrimentos e até à morte” (Papa Francisco).

Jesus é o tesouro escondido que o Pai do céu nos oferece. Recebemos esse tesouro no dia do nosso batismo e não podemos escondê-lo na terra. O presente da fé é um apoio que nos tornará fortes nos momentos de crises e dificuldades, e até mesmo, quando temos de lidar com a morte de quem amamos. Encontrar o Senhor é fazer da própria vida um espaço de constante acolhida do Evangelho; e isso significa conversão, mudança de vida. O discurso do medo, tão frequente nos dias atuais, não pode ser a palavra definitiva sobre nossas vidas. O homem e a mulher de fé devem pautar suas atitudes a partir da cultura do encontro, do encontro com a Pessoa de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Que a esperança de Cristo encha nossos corações e nos faça compreender cada vez mais que tudo na vida passa. Só Cristo não passa! Podemos até perder pessoas, coisas, inteligência, mas a semente do Evangelho nunca perderemos. Pelas mãos de Maria, enchemo-nos das graças e certezas que brotam de Cristo, o tesouro que procuramos e encontramos.

Dom Frei Manoel Delson
Arcebispo da Paraíba