Chega ao fim a 61ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil

por Roberval Borba I 19 de abril 2024

A 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realizada no Santuário Nacional de Aparecida, chega ao seu último dia neste dia 19 de abril, após intensos dias de debates, reflexões e decisões que moldarão o caminho da Igreja no país nos próximos anos.

Desde o dia 11 de abril, os bispos estiveram reunidos para discutir uma ampla gama de temas relevantes para a Igreja brasileira. Os dois primeiros dias da AG foram dedicados a um retiro conduzido pelo cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado do Vaticano, oferecendo aos bispos um momento de reflexão espiritual e preparação para os dias seguintes.

No terceiro dia, os bispos iniciaram a discussão sobre a atualização das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, compartilhando detalhes do processo de construção do texto que orientará a missão da Igreja no próximo ano.

Destaca-se também a instituição de 19 catequistas, representando os 19 regionais da CNBB, durante uma emocionante Santa Missa presidida pelo presidente da Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética.

Durante os dias, foram abordados diversos temas, incluindo Análise de Conjuntura Social e Eclesial, Gestão, Inteligência Artificial, Conselho Episcopal Latino Americano e Caribenho, Comissão Comunhão e Partilha, Colégio Pio Brasileiro, Comissão Episcopal para Ação Missionária e Cooperação Intereclesial e o projeto Igrejas Irmãs, Ministérios Laicais, Estatuto e Regimento da CNBB, Comissão para a Causa dos Santos, Comissão Especial para a Amazônia, Congresso Missionário Nacional, Acordo Brasil-Santa Sé, COP 30, Comissão Especial para os Bispos Eméritos, Eleições Municipais, Campanhas e Organismos do Povo de Deus, Sínodo dos Bispos 2021-2024, Jubileu 2025 e Juventude, Doutrina da Fé, Liturgia, Relatório do anual da presidência, relatório econômico, Textos Litúrgicos, comunicação, educação e cultura, Bíblico-Catequética e Ministérios Ordenados, Vida Consagrada. entre outros assuntos de relevância para a vida da Igreja no Brasil.

Em uma das coletivas de imprensa, cardeais brasileiros apresentaram as quatro mensagens aprovadas pelos bispos, abordando temas como a mensagem ao povo brasileiro, ao prefeito do Dicastério para os Bispos, ao povo católico e ao Papa Francisco.

No último dia da assembleia, a celebração eucarística marcou o encerramento do encontro, seguida pelas últimas sessões dedicadas aos encaminhamentos finais e à Cerimônia de Encerramento.

Don Manoel Delsnon, arcebispo metropolitano da Paraíba e Dom Alcivan Tadeus, bispo auxiliar.

A Arquidiocese da Paraíba esteve presente na 61ª Assembleia Geral da CNBB nas pessoas de Dom Manoel Delson, arcebispo metropolitano e Dom Alcivan Tadeus, bispo auxiliar da Paraíba. Dom Delson fez um resumo de como foram esses dias em Aparecida SP: “Estamos concluindo a Assembleia Geral da CBB, deste ano de 2024, a 61ª, e tratamos os assuntos normais de uma Assembleia Ordinária, o relatório da presidência, o relatório das comissões, o tema principal, preparando as diretrizes que serão trabalhadas no próximo ano, de acordo com o sínodo da igreja e tivemos o retiro, uma experiência espiritual muito boa no início da Assembleia, trabalhos em grupos para a partilha espiritual de algumas temáticas e depois as comunicações que cada comissão faz, cada grupo de trabalho faz para animar a pastoral, a evangelização na nossa Igreja do Brasil. A Assembleia foi muito tranquila, muito bem participada, nós só podemos agradecer a Deus e a Nossa Senhora Aparecida por estarmos aqui nesses dias em que aproveitamos bastante para refletir a caminhada da nossa Igreja Católica do Brasil e as preocupações, os grandes desafios que nós enfrentamos nesse tempo. Renovamos a nossa esperança e pedimos a Deus as melhores bênçãos pela intercessão da Virgem Aparecida, sempre também nossas intercessões no Santuário, lembrando de toda a nossa Igreja Particular da Paraíba, dos padres, dos diáconos, dos agentes de pastoral, dos movimentos e comunidades novas da nossa Igreja, que é Deus nos abençoe e nos proteja pela intercessão da Mãe Aparecida!

Essa 61ª Assembleia Geral da CNBB foi um momento de profunda reflexão, diálogo e unidade entre os bispos, fortalecendo o compromisso da Igreja no Brasil com sua missão evangelizadora e de promoção do bem comum.