Celebrações em honra a Nossa Senhora das Neves reúnem fiéis em missa solene e bênção sobre a cidade e o estado na manhã de hoje.

Na manhã deste sábado, dia 05 de agosto, os fiéis da João Pessoa se reuniram para celebrar o dia de Nossa Senhora das Neves. As atividades em honra à Santa foram marcadas por uma missa solene presidida pelo Arcebispo da Paraíba, Dom Manoel Delson, e a tradicional bênção sobre a Cidade e o Estado com a imagem da Nossa Senhora das Neves.

Antes da missa, os fiéis se dirigiram para o exterior da igreja, de onde acompanharam a solene bênção sobre a cidade e o estado. A imagem de Nossa Senhora das Neves foi levada para uma das janelas superiores da Catedral, onde o Arcebispo proferiu a bênção.

A bênção sobre a cidade é um momento de grande devoção e renovação da fé dos fiéis, de João Pessoa e do Estado da Paraíba, que acreditam no poder intercessor de Nossa Senhora das Neves.

A celebração teve início às 9h, quando centenas de pessoas se reuniram na igreja para participarem da missa solene. O Arcebispo Dom Manoel Delson conduziu a cerimônia, acompanhado pelo clero arquidiocesano. A liturgia e as preces foram feitas em honra à Nossa Senhora das Neves, reconhecendo-a como a padroeira da cidade e protetora dos fiéis.

Durante a homilia, Dom Manoel Delson destacou a importância do amor serviço que Maria nos dá como exemplo. “O tema da festa deste ano, No chamado do Senhor, ontem e hoje, Maria nos convida a caminharmos juntos. O chamado do Senhor é o que nos faz existir, é o que nos direciona na vida, é o que nos realiza. O Senhor nos chama à existência e aqui estamos. Ele direciona nossa vida com Sua Palavra e nos incita a fazer Sua Santa Vontade. Quando descobrimos que a nossa realização é fazer a vontade do Senhor, descobrimos o tesouro escondido no campo e nos enchermos de alegria. Então, nos ocupamos em empenhar toda a nossa vida no Senhor e na realização da Sua Santa Vontade. Esta é a melhor opção que fazermos, trabalhar para construir um povo mais justo, mais fraterno, mais humano. Estamos longe do dia ideal, mas cremos que este é o caminho que o Senhor Jesus indicou. Sua vida foi um ensinamento tão claro, Ele se fez amor para que não faltasse amor nas nossas relações, na nossa convivência, nas nossas famílias e nas nossas comunidades. O caminho vocacional é um caminho sinodal, isto é, por caminhar juntos, construindo fraternidade, espaço para convivência fraterna e mútuo acolhimento, respeito e dignidade. Caminhar juntos é o jeito de ser Igreja; somos comunidade de fé, nós irmanamos enquanto vamos construindo um tempo novo, onde o amor é além das mentes. O lema da festa, “Faça-se em mim segundo a Tua palavra”, tirado de Lucas, capítulo I, versículo 38. Aqui está a resposta evangélica para encontrarmos entusiasmo na nossa vida, fazer a vontade de Deus. Jesus disse com todas as letras: Eu vim para servir, e não para ser servido. Ele ensina seus discípulos, e cumpramos este seu ensinamento, servir fraternalmente, servir aos irmãos, servir aos que mais precisam; esta é a nossa vocação. Todos devíamos entender isso. Se alguém não vive para servir, não serve para viver. O bispo, seu bula episcopal é servir. O padre, seu ministério sacerdotal, é servir. O diácono, sua diaconia, é servir. Os poderes públicos são os serviços ao povo; o executivo, o judiciário, o legislativo. No âmbito da família, as relações duradouras são os serviços de amor.”

A festividade em honra a Nossa Senhora das Neves reafirma a devoção do povo dessa cidade, que encontra na padroeira um refúgio de fé e amparo espiritual. A missa solene e a bênção sobre a cidade foram momentos marcantes, que fortaleceram a comunidade católica e reafirmaram a importância da religiosidade na vida dos fiéis.

A programação segue, e ainda hoje 12h. Tem a Missa pelos enfermos com o Pe. Sandro Santos. Às 15h. Santo Terço (com o Terço dos Homens) e às 16h. A Missa de Encerramento presidida pelo Arcebispo da Paraíba Dom Manoel Delson seguida da Procissão.

Que a proteção de Nossa Senhora das Neves continue a amparar e guiar todos os devotos, em todas as suas necessidades e desafios.

Roberval Borba