Celebração Histórica: Diocese da Paraíba Completa 130 Anos de Instalação e Arquidiocese, 110 de sua elevação.

Neste dia 04 de março de 2024, marcamos com gratidão os 130 anos da instalação da Diocese da Paraíba, um marco que moldou nossa história espiritual. Ao longo do ano, celebraremos esse legado em diversos momentos. O ponto alto desta celebração será na festa da padroeira, Nossa Senhora das Neves. Uma ocasião especial, onde uniremos nossas vozes em agradecimento pela trajetória de fé e dedicação que nos trouxe até aqui, no dia 05 de agosto, quando comemoraremos não apenas os 130 anos da Diocese, mas também os 110 anos de sua elevação à condição de Arquidiocese que aconteceu em 06 de fevereiro de 1914.

Ao longo desses anos, a Arquidiocese da Paraíba desempenhou um papel fundamental na promoção dos valores cristãos, no desenvolvimento espiritual e no apoio às comunidades locais.

Esclarecimento sobre a Arquidiocese da Paraíba e as Dioceses coirmãs.

No cenário religioso da Paraíba, é comum acontecer uma certa confusão entre a Arquidiocese da Paraíba e as outras dioceses da província do Estado. Muitos acreditam que a Arquidiocese abrange toda a Paraíba, mas a realidade é diferente.

A origem do nome remonta à época em que João Pessoa era chamada de Parahyba do Norte, quando a Diocese da Paraíba foi criada em 1892 e posteriormente elevada à Arquidiocese em 1914. Mesmo com a mudança do nome da cidade em 1930, a Arquidiocese manteve sua denominação.

A confusão é evidenciada pelo constante recebimento de solicitações de informações de diversas regiões do estado, como sertão, cariri e assim por diante, pensando que a Arquidiocese responde por todas. Esclarece-se que estas paróquias pertencem a outras Dioceses, não estando sob a jurisdição da Arquidiocese da Paraíba.

A estrutura eclesiástica na Paraíba compreende quatro Dioceses e uma Arquidiocese. A Diocese de Cajazeiras foi criada simultaneamente à elevação da Arquidiocese, em 1914. Posteriormente, em 1949, a Diocese de Campina Grande foi estabelecida, seguida pela Diocese de Patos em 1959. A mais recente adição foi a Diocese de Guarabira, criada em 1980. Assim, a Igreja Católica na Paraíba é representada por quatro Bispos e um Arcebispo, cada um responsável por sua respectiva região eclesiástica.

A Arquidiocese da Paraíba corresponde à cidade de João Pessoa e mais 35 municípios, totalizando uma população estimada em 1.639.00 habitantes; desse total, 1.072.152 são católicos, o equivalente a 65,39%, de acordo com o último senso do IBGE. Atualmente, são 97 Paróquias, 3 áreas pastorais e 10 Santuários.
Hoje a Arquidiocese conta com um total de 147 padres, 57 Diáconos Permanentes e mais de 300 religiosas e religiosos. Atualmente, conta com o arcebispado de Dom Frei Manoel Delson e do bispo auxiliar Dom Alcivan Tadeus.

Os 130 anos da Diocese e os 110 anos da Arquidiocese são marcos que não apenas celebram o passado, mas também inspiram a construção de um futuro de esperança e solidariedade. A comunidade católica da Paraíba se une em alegria e gratidão, pronta para vivenciar esses momentos memoráveis e renovar o compromisso com os valores que moldaram essa jornada espiritual. Que essas celebrações sejam um farol, iluminando o caminho para os próximos capítulos da história da Arquidiocese da Paraíba.