Casa João Paulo II garante acolhida e assistência a pessoas vivendo com HIV

Acolhida, tratamento digno, apoio psicológico, capacitação profissional e atividade física. Esta é a rotina das pessoas que buscam ajuda na Casa de Convivência João Paulo II, localizada nas dependências do Hospital Padre Zé. O Projeto da Ação Social Arquidiocesana (ASA), desenvolvido desde 1996,  é um programa de assistência às pessoas vivendo com HIV / AIDS.

Em toda Paraíba, só nos últimos 10 anos, a Secretaria Estadual de Saúde registrou mais de 8.850 novos casos de HIV / AIDS. O tratamento e acompanhamento médico destas pessoas é realizado nos Hospitais Clementino Fraga e Lauro Wanderley, em João Pessoa. A Casa de Convivência João Paulo II garante acomodação e assistência a pessoas vindas de outras cidades durante o período necessário para realização de consultas e exames.

Atualmente a Casa de Convivência acompanha mais de 250 pessoas, vindas de todo Estado. Goretti Rolin, Coordenadora da Casa , explica que tudo é pensado e dirigido para garantir melhor qualidade de vida a todos os assistidos. “Aqui oferecemos, por exemplo, o trabalho chamado Grupos Positivos , onde abordamos várias temáticas que alcancem as necessidades da pessoa vivendo com HIV/AIDS, como direitos previdenciários, direitos garantidos, doenças oportunistas e o que mais seja necessário para o empoderamento destas pessoas. Além disso, entregamos cestas básicas todos os meses e auxiliamos na conquista do vínculo empregatício através de nossas instituições e empresas parceiras”, explica.

A Casa João Paulo II é equipada com quartos, banheiros, salas de convivência, capela, refeitório e espaços onde são oferecidas as mais variadas atividades:

– Projeto Vida Positiva – oficinas de conhecimento do poder da natureza através das plantas e óleos medicinais; inclui a fabricação de fitoterápicos, sabonetes, sabão ecológico, tinturas, composto de óleos medicinais, pomadas, lambedores, entre outros itens que garantem geração de renda.

– Atendimento psicoterapêutico individual e coletivo.

– Atendimentos com as terapias integrativas complementares como: fitoterapia, aromaterapia, análise bioenergética, cromoterapia, reflexologia podal e a Quick Massagem.

– Pilates Solo em grupo e individual, que promove o equilíbrio e a coordenação, além de proporcionar redução de dores musculares e articulares.

– Oficinas de Artes: pintura em tela, em peças de barros, crochê e fabricação de peças em argila.

DIA INTERNACIONAL DE LUTA CONTRA A AIDS

O dia 1º de dezembro foi criado para estimular e desenvolver o esforço mundial na luta contra a AIDS. O objetivo é reforçar as orientações sobre os métodos preventivos, a busca pelo diagnóstico, promover a informação estimulando a busca pelo tratamento e a quebra de estigmas sociais.

Em João Pessoa o projeto Dezembro Vermelho tem ação no Parque Sólon de Lucena, a partir das 8h, promovido pela Secretaria Estadual de Saúde. O intuito do evento é testar e dialogar com a população sobre cuidados, prevenção e tratamento. Estima-se que aproximadamente 6 mil pessoas na Paraíba podem ter HIV/aids e não sabem.

De acordo com a gerente operacional de condições crônicas da SES, Ivoneide Lucena, ainda há muita desinformação sobre o vírus e o agravo. Ela reforça que o objetivo da campanha é alertar as pessoas, por isso, durante o mês de dezembro, serão realizadas ações voltadas para a testagem, diagnóstico e conscientização, neste dia 1º e no dia 17 de dezembro.