Campanha para a Evangelização 2023: “Em Belém, casa do pão, Deus nos faz irmãos”.

No último domingo, celebramos a Solenidade de Cristo Rei, encerramos o Ano Vocacional e festejamos o Dia dos Leigos na Igreja no Brasil, também demos início à Campanha para a Evangelização 2023, com o tema: “Em Belém, casa do pão, Deus nos faz irmãos”. E Ainda celebramos também os 800 anos de criação do presépio, Admirável Sinal.

Esta Campanha é uma ponte entre a Campanha da Fraternidade 2023, que tratou sobre a fome, e a de 2024, cujo tema será Fraternidade e Amizade Social. Serão três semanas intensas de mobilização, que culminarão
na Coleta Nacional, dias 16 e 17 de dezembro, nas celebrações do terceiro domingo do Advento. Esta coleta é fundamental para garantir a sustentabilidade das obras de Evangelização nas Igrejas Locais, nos 19 regionais e na própria Conferência. Portanto, gentilmente pedimos um esforço e engajamento de todos na promoção desta Campanha e na conscientização sobre a coleta.

Além disso, a campanha para evangelização em 2023 faz questão de valorizar a história e a tradição. Em alusão aos 800 anos da criação do presépio por São Francisco de Assis, a campanha enfatiza a montagem de presépios nas casas dos fiéis, incentivando-os a refletir sobre o verdadeiro significado do Natal. É uma maneira tangível e visual de reviver o nascimento de Jesus, promovendo momentos espirituais intensos e enriquecedores para toda a família.

Inspirada nesse pilar central, a campanha busca resgatar o significado profundo deste lugar sagrado. Belém é o local de nascimento de Jesus Cristo, o pão da vida, e tem como objetivo criar um vínculo afetivo entre a eucaristia e a fraternidade. Nesse contexto, a campanha reforça a importância não apenas do momento da comunhão na missa, mas também de enxergar o outro como irmão, acolhendo-o e partilhando o pão da vida.

A união entre a reflexão sobre a eucaristia, a fraternidade e a valorização da tradição proporcionada pela montagem do presépio fazem dessa campanha um verdadeiro convite à renovação da fé e ao crescimento espiritual. Com a proximidade dos 800 anos do presépio, os fiéis têm uma oportunidade única de mergulhar nas origens dessa tradição e fortalecer seu relacionamento com Deus e com o próximo.

Em resumo, a campanha para evangelização de 2023, cujo tema é “Em Belém, casa do pão, Deus nos faz irmãos”, estabelece a ligação entre a Campanha da Fraternidade de 2023 e 2024, destacando a importância de refletir sobre a eucaristia, valorizar a fraternidade e resgatar as tradições do presépio e vivenciar a participação direta através da coleta. Essa jornada de fé e renovação tem como objetivo construir uma sociedade mais unida, onde cada fiel se reconheça como irmão do próximo, seguindo o exemplo de amor e compaixão deixado por Jesus Cristo.