A Arquidiocese da Paraíba realizou, no último sábado, 31 de janeiro de 2026, a Assembleia Arquidiocesana de Catequese, no Seminário Arquidiocesano da Paraíba Imaculada Conceição. O encontro reuniu 158 catequistas, membros dos Conselhos das nove Foranias, fortalecendo a comunhão, a formação e o planejamento da ação catequética para os próximos anos.
A programação teve início às 8h, com o Ofício da Imaculada Conceição, momento de oração que conduziu os participantes a colocarem a Assembleia sob a proteção da Mãe de Deus. Em seguida, o Padre Fábio Galdino, coordenador Arquidiocesano de Catequese, apresentou um panorama organizacional da Catequese na Arquidiocese, destacando as ações desenvolvidas entre 2023 e 2025, os avanços alcançados e os caminhos a serem percorridos ao longo de 2026.



Ao final de sua explanação, o sacerdote explicou como será organizada a formação permanente dos 168 catequistas ministeriados.
Na sequência, Ruttany Souza, membro do Conselho Arquidiocesano de Catequese, conduziu uma reflexão sobre o Ministério do Catequista, à luz da Carta Apostólica do Papa Francisco, em forma de Motu Proprio “Antiquum Ministerium”, da Carta às Conferências Episcopais e do Rito de Instituição do Catequista, aprofundando o sentido e a missão deste ministério na vida da Igreja.
Após as exposições, os participantes foram divididos em grupos para a Conversa no Espírito, metodologia de escuta e discernimento comunitário. Nesse momento, foram dialogadas questões importantes, como a organização da formação nas Foranias, os critérios para a escolha de novos catequistas que receberão o Ministério, além de orientações catequéticas para os sacramentos, incluindo a catequese de Batismo, o tempo de formação para a recepção dos sacramentos e as faixas etárias da catequese.
A Assembleia foi concluída com a apresentação dos frutos da Conversa no Espírito e com os encaminhamentos que deverão ser partilhados e vivenciados em todas as Paróquias da Arquidiocese, reforçando o compromisso comum com uma catequese cada vez mais organizada, missionária e fiel às orientações da Igreja.
A Assembleia Arquidiocesana de Catequese reafirmou a importância da formação contínua, da sinodalidade e do serviço generoso dos catequistas, pilares fundamentais para a evangelização na Arquidiocese da Paraíba.
Roberval Borba
