Arquidiocese participa do processo de escuta da Assembleia Eclesial da América Latina

A Arquidiocese da Paraíba deu início aos trabalhos para efetivar sua participação no processo de escuta da Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe. No último sábado (7), uma reunião foi promovida pela Coordenação Arquidiocesana de Pastoral com todas as lideranças de pastorais, movimentos, serviços e Comunidades Novas para uma efetiva participação desta Igreja Particular. A Assembleia continental será realizada em novembro, no México, e reunirá lideranças eclesiais para momentos de partilha sobre o caminho da Igreja nos tempos atuais.

O tema da Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe é “Todos somos discípulos missionários em saída”, ainda inspirado no Documento de Aparecida. O Papa Francisco, ao apresentar a Assembleia ainda no início deste ano, pediu que fosse um “grande encontro do povo de Deus” e alertou para a necessidade “desta assembleia eclesial não ser uma elite, separada do povo santo e fiel de Deus”.

“Por isso sabemos como é importante este momento da escuta. Estamos aqui cumprindo o nosso papel, ouvindo as bases, aqueles que atuam no dia a dia pastoral da Igreja para levarmos uma só voz para o México”, afirmou Dom Manoel Delson.

A ESCUTA

Reunião das lideranças pastorais da arquidiocese

O processo de escuta da Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe será desenvolvido por meio de atividades coletivas e contribuições individuais, com registros realizados por meio de utilização de plataforma colaborativa on-line no site oficial, em sua seção “ESCUTA” https:// asambleaeclesial.lat/escucha/ .

A coordenação de Pastoral, na reunião do último sábado, passou aos representantes das pastorais todas as informações da Assembleia, encorajou as lideranças a participarem do processo de forma individual, mas também explicou o processo de construção coletiva da participação arquidiocesana. “As pastorais da nossa arquidiocese receberam um questionário, onde todas vão responder e nos repassar. Com isso, faremos o levantamento de todos os pontos apresentados e formular a nossa participação conjunta”, explica Glauber Carvalho, coordenador da Pastoral Litúrgica e membro da comissão organizadora deste processo de escuta. Os formulários que estão com as lideranças pastorais serão entregues à comissão até o próximo dia 25 de agosto.