Arquidiocese em Movimento: Encontro do Conselho Arquidiocesano de Pastoral e Atividades Formativas Intensas marcaram o final de semana na Arquidiocese da Paraíba.

O Conselho Arquidiocesano de Pastoral (CAP) da Arquidiocese da Paraíba viveu momentos de profunda espiritualidade e aprendizado durante o primeiro encontro do ano de 2024. Realizado no último sábado no Seminário Arquidiocesano Imaculada Conceição, líderes e representantes de pastorais, movimentos e serviços se reuniram para uma manhã de oração e formação.

Conselho Arquidiocesano de Pastoral (CAP)

Sob a liderança do Padre Márcio José, Coordenador de Pastoral da Arquidiocese, o evento contou com a assessoria do Padre Liginaldo Miguel, Coordenador da Pastoral Litúrgica, e do Diácono Ringson Toledo, na formação “Espiritualidade quaresmal e Campanha da Fraternidade 2024”. O encontro contou com as presenças de Dom Manoel Delson, arcebispo metropolitano da Paraíba e Dom Alcivan Tadeus, bispo auxiliar.

O tema principal da reunião foi a calendarização das diversas atividades ao longo do ano na igreja particular. A discussão proporcionou uma visão estratégica para a organização e planejamento das ações pastorais.

No mesmo sábado, a Pastoral Litúrgica arquidiocesana promoveu o III Encontro de Espiritualidade para os Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística. O Padre Cláudio Amorim, da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, destacou aspectos importantes da Quaresma e do Tríduo Pascal para os 318 participantes presentes.

Formação para Leitores da Pastoral Litúrgica.

A manhã de sábado também foi marcada pela primeira formação para Leitores que atuam nas Missas, organizada pela Subcomissão de Leitores da Pastoral Litúrgica. O Diácono Marcos Gayoso, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Jardim 13 de Maio, compartilhou ensinamentos sobre a Quaresma, com 130 participantes envolvidos. A próxima formação já está agendada para 27 de abril de 2024.

Escola Diaconal da Arquidiocese da Paraíba.

No sábado ainda, a Escola Diaconal da Arquidiocese da Paraíba promoveu seu primeiro encontro do ano, centrado no papel do diácono e no diálogo ecumênico. O arcebispo Dom Manoel Delson e bispo auxiliar Dom Alcivan Tadeus, estiveram no encontro, que foi uma oportunidade inspiradora para a reflexão e aprofundamento espiritual dos participantes.

Comissão Arquidiocesana para Campanhas.

No domingo pela manhã, a Comissão Arquidiocesana para Campanhas, representada pelo Diácono Jaime Júnior, ministrou uma formação sobre o texto-base da Campanha da Fraternidade de 2024 na Paróquia São Félix de Cantalice, em Salgado de São Félix, abordando o tema “Fraternidade e Amizade Social”.

Pastoral Familiar da Arquidiocese da Paraíba.

E durante o sábado e domingo, a Pastoral Familiar da Arquidiocese da Paraíba, iniciou o processo de reimplantação nas Paróquias: Cristo Rei, São Francisco e Nossa Senhora das Dores e Implantação na Paróquia Sagrada Família, todas no bairro de Mangabeira.

Roberval Borba