Arquidiocese da Paraíba sedia o Encontro de Diretores Espirituais do ECC do Regional Nordeste 2

Mais de 200 sacerdotes das dioceses de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte se reúnem em João Pessoa (PB), no Hotel Aram Beach & Convention para o Encontro de Diretores Espirituais do ECC do Regional Nordeste 2. O evento sediado na Arquidiocese da Paraíba, que teve início no dia de ontem, 28 de agosto, e se estende durante toda a manhã do dia de hoje, tem como objetivo principal a apresentação e discussão da relevância do Serviço-Escola do Encontro de Casais com Cristo (ECC) para as paróquias do Regional, além de abordar suas diretrizes e o plano pastoral.

O encontro conta com a presença de diversos líderes eclesiásticos, incluindo o Padre Severino João, diretor espiritual do ECC no Nordeste 2. Padre Severino expressou sua esperança de que o encontro pudesse fortalecer a compreensão dos sacerdotes sobre o papel crucial que o ECC desempenha no apoio e orientação espiritual das famílias em suas comunidades.

Durante o evento, uma série de palestras foram conduzidas pelo conselho Regional NE2. O Padre João, casais do Conselho e um Sacerdote convidado, Padre Hélio Roberto, Diretor Espiritual do Regional Sul I de São Paulo (SP). As discussões abrangeram tópicos que vão desde a importância da pastoral familiar até as estratégias práticas para implementar e fortalecer o Serviço-Escola do ECC nas paróquias. A ênfase foi colocada na criação de uma sinergia colaborativa entre os sacerdotes e os casais envolvidos no ECC, a fim de aprimorar a experiência espiritual dos fiéis e fortalecer os laços familiares.

Padre Severino João, Valtinho e Tatiane, casal do Conselho e o Padre Hélio Roberto.

O destaque do encontro foi a apresentação das diretrizes e do plano pastoral do ECC para os próximos anos. Através de sessões interativas, os participantes puderam discutir e propor ideias para o aprimoramento contínuo do ECC, adaptando-o às necessidades emergentes das famílias e das comunidades locais.

O encontro se encerrá com uma missa hoje no final da manhã presidida por Dom Manoel Delson, Arcebispo Metropolitano da Paraíba, que expressamente demostra seu apoio entusiasmado ao trabalho do ECC e incentiva os sacerdotes a continuarem servindo como faróis espirituais para as famílias confiadas a eles.

O Encontro de Diretores Espirituais do ECC do Regional Nordeste 2 não apenas promove uma troca valiosa de conhecimentos e experiências, mas também reafirma o compromisso da Igreja com a pastoral familiar e a importância de fortalecer os alicerces espirituais das comunidades e paroquiais. Com a certeza de que o ECC continuará a ser uma fonte de orientação espiritual e apoio para as famílias, os sacerdotes voltaram às suas dioceses renovados e inspirados para enfrentar os desafios que se apresentarem.

Roberval Borba