Arquidiocese da Paraíba realizou o II Simpósio Teológico-Pastoral

O Seminário Imaculada Conceição da Arquidiocese da Paraíba realizou, de 27 de fevereiro a 3 de março, o II Simpósio Teológico-Pastoral, com o tema “Graça e Missão. ‘Corações ardentes, pés a caminho’ (Lc 24, 32-33)”. Esta é a segunda edição o simpósio, sempre abordando as realidades vocacionais, e discutindo as diversas formas de vocação, buscando trazer para os participantes tematicas de extrema importância para as açoes evangelizadora da nossa Igreja.

Dom Antônio Carlos Cruz Santos, MSC, Bispo diocesano de Caicó/RN e referencial da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB) no Regional Nordeste II, participou diretamente do Simpósio, proferindo a palestra de abertura onde explicou que a vocação não tem uma definição pronta. Ela é algo que toca profundamente o ser humano e dá sentido à sua vida. É pura graça de Deus, que chama e envia aqueles a quem Ele quer. De sua parte, o vocacionado deve preocupar-se em experimentar a intimidade com o Senhor e com a sua comunidade eclesial, para ser capaz de discernir com seriedade o seu chamado e responder a Deus com total liberdade.

Dom Manoel Delson ressaltou a importância do tema do Simpósio para este ano: “O tema deste ano é oportunidade abençoada para todos refletirem sobre sua própria vocação, o próprio ministério, sobre o sentido da própria vida. A Arquidiocese da Paraíba vive um kayrós com a realização deste Simpósio, sobretudo por acontecer no Seminário, que é o lugar de formação por excelência para nossa Igreja Arquidiocesana, para o Clero, para os leigos; enfim, para todos os missionários”.

O reitor do Seminário Arquidiocesano da Paraíba, Pe. Luiz Carlos Machado, apresentou durante o Simpósio o novo Plano Formativo que deve reger a organização interna da Instituição. O documento elaborado a partir da “Ratio Fundamentalis” e das “Diretrizes para a formação dos Presbíteros da Igreja no Brasil” responde aos anseios do Papa Francisco quanto à sinodalidade. A apresentação ocorreu dentro das atividades do II Simpósio Teológico-Pastoral, que está sendo realizado pelo Seminário.

O Reitor explicou que o Plano Formativo necessitou desta atualização uma vez que o programa anterior tinha sido elaborado antes da “Ratio Fundamentalis” e das “Diretrizes para a formação dos Presbíteros da Igreja no Brasil”, documentos que abordam aspectos quanto à formação dos futuros clérigos e que trouxeram importantes alterações para os seminários.

Entre tantos pontos importantes para a formação dos futuros presbíteros que o Plano formativo aborda, está a dimensão espiritual, que possibilita aos seminaristas tornarem-se homens de oração por excelência, uma vez que se preparam para serem especialistas das coisas divinas. Além de priorizar também uma formação pastoral que auxilie o conhecimento das organizações e lutas sociais da Arquidiocese, atendendo ao chamado da Igreja pela opção preferencial aos pobres. A Intelectualidade e a humano-afetividade também são dimensões trabalhadas no processo formativo dos candidatos ao sacerdócio.

O Plano de Formação do Seminário deve seguir para a aprovação do Conselho Presbiteral da Arquidiocese.

Informações, Equipe de Comunicação – Seminário Arquidiocesano da Paraíba