Arquidiocese da Paraíba realizará a Semana Social, para promover a solidariedade e o bem-estar comunitário.

A Arquidiocese da Paraíba irá promover uma iniciativa que reforçou o compromisso social da igreja com a comunidade. A “Semana Social”, que se realizará no dia 22 de julho, tem como objetivo principal incentivar a solidariedade e promover ações que visam ao bem-estar e à dignidade das pessoas.

As Semanas Sociais Brasileiras são mobilizadas pela Comissão Episcopal para a Ação Sociotransformadora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (Cepast-CNBB). São processos construídos de forma coletiva com as Pastorais Sociais, Igrejas Cristãs, no diálogo inter-religioso, Movimentos Populares, Associações, Sindicatos e Entidades de Ensino, na pluralidade cultural e étnica do Brasil. As SSB’s articulam as forças populares e intelectuais para o debate de questões sociopolíticas, socioeconômicas, socioambientais do país, para uma ação Sociotransformadora. Os interessados podem fazer sua inscrição clicando aqui.

Nesta 6ª edição da SSB – iniciada em 2020 e segue até 2023 – o tema pautado é “Mutirão pela Vida: por Terra, Teto e Trabalho e os eixos: Democracia, Economia e Soberania”, e com a proposta da construção do Projeto Popular “O Brasil que queremos: o Bem Viver dos Povos”, a partir dos acúmulos das cinco edições anteriores, desde 1991.

O objetivo imediato da 6ª SSB é sensibilizar a sociedade, mobilizar e articular forças sociais, fortalecer e multiplicar as lutas por direitos para desencadear novos processos de organização popular em torno do desafio/apelo/exigência maior de nosso tempo: “nenhuma família sem casa, nenhum camponês sem terra, nenhum trabalhador sem direitos, nenhuma pessoa sem a dignidade que provém do trabalho”, papa Francisco.

A iniciativa da Arquidiocese da Paraíba em realizar a Semana Social demonstra a importância da religião na promoção do bem comum e na busca por uma sociedade mais justa e igualitária. Ao envolver a comunidade para dialogar, a arquidiocese reforça seu papel de agente transformador, inspirando e mobilizando pessoas para a construção de um mundo melhor.