Arquidiocese da Paraíba realiza retiro anual canônico dos diáconos permanentes.

A Arquidiocese da Paraíba realizará seu retiro anual dos diáconos, um evento de grande importância para fortalecer a espiritualidade e promover a comunhão entre os servos da Igreja. O retiro, que ocorre nos próximos dias 07 e 08 de julho, na casa de retiros Mãe da Divina Graça, no Rio Grande do Norte, vai reunir todos os diáconos permanentes da arquidiocese para um momento de reflexão, oração e formação.

O retiro anual dos diáconos é uma prática comum em várias dioceses e arquidioceses ao redor do mundo. É um período dedicado especificamente aos diáconos permanentes, homens que receberam a ordenação diaconal e servem à Igreja em várias áreas pastorais, incluindo a liturgia, a caridade e a catequese.

O retiro tem como objetivo principal oferecer aos diáconos um tempo de recolhimento e renovação espiritual, permitindo-lhes aprofundar sua relação com Deus e fortalecer seu compromisso com o serviço à comunidade. Durante o retiro, os participantes serão convidados a refletir sobre sua vocação, aprofundar seu conhecimento teológico e partilhar experiências com outros diáconos.

Além das atividades de formação e espiritualidade, o retiro também proporciona momentos de convivência e fraternidade entre os diáconos. A troca de experiências e o compartilhamento de desafios e conquistas são aspectos importantes para fortalecer os laços de comunhão entre eles. As refeições compartilhadas, os momentos de lazer e as celebrações litúrgicas conjuntas ajudam a criar um ambiente de convivência fraterna e de apoio mútuo.

A espiritualidade do diácono envolve uma vida de oração, estudo e reflexão sobre as Escrituras, bem como uma dedicação ao serviço dos necessitados. Os diáconos são chamados a ser testemunhas do amor de Deus no mundo, buscando promover a dignidade humana, aliviar o sofrimento e lutar contra as injustiças sociais.

A principal missão do diácono é servir. Eles estão envolvidos em várias atividades pastorais, como a assistência nas liturgias, a distribuição da Sagrada Comunhão, o batismo e o matrimônio. Além disso, os diáconos desempenham um papel fundamental no serviço aos pobres, aos doentes, aos idosos e a outras pessoas necessitadas. Eles podem coordenar programas de ajuda social, visitar os enfermos, acompanhar os presos, aconselhar os necessitados e apoiar as famílias em momentos de dificuldade.

O retiro deste ano tem como tema: “Espiritualidade do diácono e a missão de servir” e conta com a presença do padre Luiz Júnior, Vigário Geral da Arquidiocese da Paraíba. Todos os diáconos permanentes da arquidiocese são convocados e podem fazer sua inscrição clicando aqui.

O retiro anual dos diáconos da Arquidiocese da Paraíba é uma oportunidade enriquecedora de crescimento espiritual, formação e comunhão, fortalecendo o diaconato como um valioso ministério na vida da Igreja.