Arquidiocese da Paraíba Festa de Pentecostes 2024: Uma Multidão No Espaço Cultural

Por Marcela Rodrigues I 19/05/24

Na manhã de hoje, 19 de maio, a Arquidiocese da Paraíba, celebrou a Festa de Pentecostes 2024. Um grande evento de nossa Arquidiocese que aconteceu no Espaço Cultural José Lins do Rego, e trouxe como tema: “O Espírito abri-nos à todos”. O evento contou com a presença do nosso Arcebispo Dom Manoel Delson, do bispo auxiliar Dom Alcivan Tadeus, o Clero e todo o povo de Deus.

Vale salientar que a Celebração de Pentecoste faz parte do calendário religioso e é um dos maiores eventos da nossa Igreja Católica.

Para o Padre Rui Braga, pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, localizada no Mario Andreazza em Bayeux, a Celebração de Pentecostes “é um evento, um acontecimento inesquecível para nossa Arquidiocese. É onde se reuni todos os fiéis, de todas as paróquias da Arquidiocese inteira. De fato é uma festa que celebra o nascimento da igreja. É o espirito de Deus que vem para animar e reanimar toda a nossa vida. Então que a festa de Pentecostes seja de fato uma festa no coração de todos nós.”

Este ano, tivemos um público de mais 12 mil pessoas que lotou todos os espaços da Praça do Povo, no Espaço Cultural.  Os portões foram abertos pontualmente às 8h da manhã para receber todo o povo de Deus que vieram de várias regiões do nosso Estado.

Dona Célia, veio da cidade de Lucena, representando a Paróquia Sagrado Coração de Jesus. Para ela, “é um evento maravilhoso e este ano, está belíssimo, acolhedor, tudo muito organizado, com lugar para os idosos… amei! Viemos em caravana, da cidade de Lucena, com cerca de 50 pessoas e estamos aqui, louvando e agradecendo a Deus por este evento belíssimo.”

Seu José Alexandre, também veio de longe! Lá do município de Serra Redonda, representando a Paróquia São Pedro e para ele “é uma alegria estar aqui, representando a minha paróquia e poder participar deste evento de Pentecostes. Que o Espírito Santo, instrua e ilumine a todos nós”.

A Celebração de Pentecostes deste ano contou com a presença da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima que veio de Portugal e abrilhantou ainda mais a nossa festividade.

Para nossa igreja, a festa de Pentecostes é um convite para todo o povo de Deus, como também é uma forma de renovação de fé, esperança e devoção, fazendo-nos refletir a importância da partilha, do amor e da doação, além de viver momentos de unidade e comunhão com Cristo e todo o Seu povo.

Para Jefferson, da Paróquia São Sebastião em Bayeux, Pentecostes traduz bem essa união de toda nossa igreja. Segundo ele “é um evento extraordinário, que nos faz compreender aquilo que foi vivenciado a mais de 2000 mil anos. Nos traz a união de todas as paróquias da nossa Arquidiocese”.