Arquidiocese da Paraíba inicia primeira etapa da Assembleia Arquidiocesana de Pastoral

Neste sábado, dia 7 de outubro, a Arquidiocese da Paraíba dará início à primeira etapa a nível forâneo da Assembleia Arquidiocesana de Pastoral. O evento, que ocorrerá nas foranias do Agreste, Centro, Praia Norte, Praia Sul e Urbana Sul, marca o início de um importante processo de reflexão e planejamento para a Igreja Particular da Paraíba.

A Assembleia Arquidiocesana de Pastoral é um momento de encontro e diálogo entre representantes das paróquias e comunidades da Arquidiocese da Paraíba. Seu objetivo é promover a comunhão, a participação e a missão dos fiéis, buscando direcionar as ações pastorais de acordo com as necessidades e desafios.

Nessa primeira etapa, as foranias do Agreste, Centro, Praia Norte, Praia Sul e Urbana Sul serão os locais de encontro dos participantes. Serão momentos de partilha, reflexão e discussão sobre o tema central da Assembleia: “Diocesaneidade: comunhão, participação e missão”. Esse tema busca ressaltar a importância da unidade, da participação ativa dos fiéis e do compromisso missionário da Igreja.

Durante a Assembleia, serão abordados diversos assuntos relacionados à evangelização, à formação dos fiéis, à pastoral familiar, à juventude, à catequese, entre outros. Os participantes terão a oportunidade de compartilhar experiências, propor iniciativas e contribuir para a construção de uma Igreja mais atuante e próxima das necessidades do povo.

A primeira etapa da Assembleia Arquidiocesana de Pastoral é apenas o início de um processo contínuo, que culminará com a elaboração de um documento final contendo as diretrizes pastorais para os próximos anos. Esse documento será apresentado e discutido em uma assembleia geral, que reunirá representantes de todas as foranias da Arquidiocese, nos dias 17 e 18 de novembro.

A participação dos fiéis é fundamental para o sucesso desse processo, pois é por meio do diálogo e da colaboração que se constrói uma comunidade de fé mais forte e unida. A Arquidiocese da Paraíba reafirma seu compromisso com a evangelização e com a construção de uma Igreja viva e atuante, buscando sempre a comunhão, a participação e a missão.

Que a primeira etapa da Assembleia Arquidiocesana de Pastoral seja um momento de reflexão, inspiração e discernimento para a Arquidiocese da Paraíba, guiando seus passos rumo a uma evangelização cada vez mais eficaz e transformadora.

Roberval Borba