Arquidiocese da Paraíba Celebra Tradição Centenária na Festa de São Pedro

por Roberval Borba I 29/06/24 I Fotos: Pascom Santuário da Penha.

A tradicional festa de São Pedro, padroeiro dos pescadores, encerra-se hoje, dia 29 de julho, em algumas paróquias da Arquidiocese da Paraíba. O evento é marcado por uma série de celebrações religiosas e culturais.

A festa de São Pedro, celebrada com fervor em seis paróquias da Arquidiocese da Paraíba, tem um destaque especial no território da paróquia São Pedro Pescador, no bairro de Manaíra, onde acontece a tradicional barqueata, que é organizada exclusivamente pelos pescadores. Este ano, a barqueata, que leva a imagem do santo padroeiro dos pescadores em uma procissão de embarcações, completa 100 anos, simbolizando um século de fé, devoção e união da comunidade pesqueira, reafirmando a importância de São Pedro como protetor e guia espiritual para todos que dependem do mar para seu sustento.

Ontem, dia 28, uma carreata com a imagem de São Pedro partiu da colônia de pescadores Z3, no bairro de Tambaú, em direção à vila dos pescadores no bairro da Penha. A procissão culminou com uma missa celebrada pelo reitor do santuário da Penha, monsenhor Nereudo Freire, reunindo centenas de fiéis em uma demonstração de fé e devoção.

Hoje, a festa atinge seu ponto alto com a realização da centésima edição da barqueata em homenagem a São Pedro. Este evento histórico, que teve início no século passado, é uma das tradições mais significativas para os pescadores e fiéis devotos. A barqueata reúne dezenas de embarcações que conduzem a imagem do santo padroeiro dos pescadores, navegando da Penha até a praia de Tambaú. Esta tradição simboliza a fé e a esperança dos pescadores, que veem em São Pedro um protetor e intercessor em suas atividades diárias no mar.

Procissão e Barqueata de São Pedro saindo da praia da Penha em 2023

A programação de hoje inclui a saída da barqueata às 14h da praia da Penha, com chegada prevista para as 15h no Mercado de Peixes de Tambaú. Após a barqueata, haverá a procissão com a imagem de São Pedro em direção à Igreja Matriz da paróquia São Pedro Pescador.

Às 17h, será celebrada a Missa Solene na paróquia em Manaíra. Após a missa, os fiéis poderão participar de uma quermesse, encerrando as festividades com um ambiente de comunhão e celebração comunitária.

A festa de São Pedro não apenas mantém viva a tradição religiosa, mas também fortalece os laços culturais e sociais da comunidade de pescadores. Para muitos, São Pedro é uma figura de grande importância, representando a proteção e a bênção divina nas águas, onde enfrentam os desafios diários de sua profissão. Este evento é um testemunho da fé profunda e da resiliência dos pescadores, que, ano após ano, renovam suas esperanças e devoção ao seu padroeiro.

Com a edição de número 100 da barqueata, a Arquidiocese da Paraíba reafirma seu compromisso em preservar e celebrar as tradições que moldam a identidade e a cultura local, proporcionando aos fiéis momentos de reflexão, fé e união.