Arquidiocese da Paraíba Celebra Aniversário durante a 439ª Festa de Nossa Senhora das Neves

Roberval Borba I 19/07/ 24

Entre os dias 27 de julho e 5 de agosto, a cidade de João Pessoa se enche de fé e alegria com a 439ª Festa de Nossa Senhora das Neves, padroeira do estado da Paraíba e da capital. Este ano, as celebrações ganham um significado ainda mais especial com a comemoração dos 130 anos da Diocese da Paraíba e 110 anos de sua elevação à condição de Arquidiocese. Sob o tema “Senhora das Neves, Mãe e Modelo da Igreja” e o lema “Alegra-te cheia de graça, o Senhor está contigo” (Lc 1,28), a festa promete ser um marco na história religiosa e cultural da igreja particular da Paraíba.

A trajetória da Arquidiocese da Paraíba é marcada por uma rica história de serviço espiritual e comunitário. A então Diocese da Paraíba foi criada em 4 de março de 1892 e instalada dois anos depois, em 1894. Em 1914, foi elevada à condição de Arquidiocese, consolidando-se como um importante pilar da fé na região. Ao longo de seus 130 anos, a Arquidiocese da Paraíba tem desempenhado um papel crucial na promoção da fé católica, no apoio às comunidades e na defesa dos valores cristãos.

Desde sua criação, a Arquidiocese da Paraíba tem sido uma força viva na evangelização, educação e assistência social. Suas paróquias e comunidades têm trabalhado incansavelmente para atender às necessidades espirituais e materiais do povo, sempre guiadas pelos ensinamentos de Jesus Cristo e pela intercessão de Nossa Senhora das Neves.

As comemorações do aniversário da Arquidiocese foram transferidas para coincidir com a Festa de Nossa Senhora das Neves, criando uma ocasião de celebração dupla. No dia 5 de agosto, data que marca o encerramento das festividades e o dia da padroeira, a Arquidiocese celebrará oficialmente seus 130 anos de criação como diocese e 110 anos de elevação a arquidiocese. Este momento será coroado com uma missa solene, onde fiéis de todas as partes se reunirão para agradecer e celebrar a longa jornada de fé e serviço.

A Festa de Nossa Senhora das Neves de 2024 contará com uma programação diversificada, incluindo missas, procissões, eventos culturais e ações sociais. Um dos destaques será o evento “Evangelizar é Preciso”, que acontecerá no Parque da Lagoa, com a presença do renomado Padre Reginaldo Manzotti. Este evento promete atrair milhares de fiéis, proporcionando momentos de oração, louvor e reflexão.

A programação religiosa também incluirá novenas, confissões e adorações, além da tradicional procissão pelas ruas da cidade, que simboliza a devoção e o compromisso da comunidade com sua fé. As celebrações litúrgicas serão realizadas na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, um dos mais importantes símbolos da fé católica na Paraíba.

A comemoração dos aniversários da Diocese e da Arquidiocese da Paraíba durante a Festa de Nossa Senhora das Neves é um momento de grande significado para os fiéis e para toda a comunidade. É uma oportunidade para refletir sobre a rica história da Igreja na região, agradecer pelas graças recebidas e renovar o compromisso com os valores cristãos.

Para marcar as festividades de aniversário da Arquidiocese da Paraíba, foi criado um Selo Comemorativo especialmente desenhado para celebrar os 130 anos da criação da Diocese e os 110 anos de sua elevação à condição de Arquidiocese.

A festa deste ano, com seu tema e lema inspiradores, convida todos a se unirem em oração e celebração, fortalecendo a fé e a devoção à Nossa Senhora das Neves. Que estas comemorações sejam um tempo de bênçãos e renovação espiritual para todos.

Parabéns, Arquidiocese da Paraíba, pelos seus 130 anos de criação e 110 anos de elevação a arquidiocese! Que Nossa Senhora das Neves continue a abençoar e guiar esta comunidade de fé.