Acreditar em Jesus com o nosso testemunho!

O ser cristão, além da coragem de abraçar a fé, também exige o permanente testemunho no mundo. O cristão em tudo pauta sua existência a partir dos valores do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo. Não temos outra medida de vida que não seja a medida presente na Pessoa de Jesus Cristo, o Verdadeiro Homem! Cristo é a única medida do verdadeiro humanismo. O cristão de fé adulta e madura não é aquele que segue as ondas da moda e a última novidade, mas que busca a vivência profunda da amizade com o Senhor.

Como apóstolos de Jesus, todos nós, batizados, somos enviados a este mundo para propor esse homem novo à luz do Evangelho. A pregação da Igreja fala permanentemente de Deus e chama todos os homens à conversão: “Então os doze partiram e pregaram que todos se convertessem. Expulsavam muitos demônios e curavam numerosos doentes, ungindo-os com óleo.” (Mc 6,12-13). O anúncio da Igreja de Cristo nunca pode prender-se aos sistemas propostos aos poderosos deste mundo. A sua medida de conduta é sempre a partir do critério da verdade e da justiça, mesmo que se oponha aos aplausos da cultura e do poder humano.

O Filho de Deus é a nossa medida! Ainda que estejamos preteridos diante dos “avanços” da cultura moderna. Somente Cristo pode trazer o verdadeiro sentido ao homem de todos os tempos. Concede a este a alegria que bem algum ou conquista pode dar! E qual o caminho para abraçar essa medida existencial? A amizade com Cristo. Essa amizade deve ser buscada na perspectiva da esperança. Somos missionários da Esperança de Deus para este mundo. A oração é o combustível do cristão. Ela eleva a condição humana ao patamar de uma vida marcada pelo verdadeiro sentido, ainda que se venha a enfrentar altos e baixos.

A pregação da Igreja é acompanhada de grandes benefícios, tais como as curas, assim como nos garante o Evangelho deste domingo. O mal, a doença, seja ela qual for, não tem a palavra final sobre nossa vida. Jesus jamais admite que o mal nos cale e nos oprima. A maior cura que Deus quer operar na vida do homem toca o íntimo do seu coração. Deus liberta a humanidade das amarras ideológicas que a prendem numa paralisia desumanizadora. O homem novo proposto e pedido pela Boa Nova de Jesus é sempre possível mediante uma existência aberta e solidária a Deus e aos irmãos.

Peçamos à Virgem Maria que nos conceda a disposição para lutar por um mundo novo, repleto do transformador brilho de Jesus em todas as coisas, principalmente, através do nosso testemunho no meio dos homens e mulheres!