Abertura do Ano Pastoral da Arquidiocese da Paraíba Marca Início de Atividades Anuais

Na próxima quinta-feira, dia 15 de fevereiro, a Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves será palco da solene abertura do ano pastoral da Arquidiocese da Paraíba. A Missa, que se inicia às 19h, será presidida por Dom Manoel Delson, Arcebispo Metropolitano, e contará com a participação de todo o clero, pastorais, movimentos e serviços da arquidiocese.

Este ano, a abertura do ano pastoral será marcada pela celebração da missa, que também assinala o início da Campanha da Fraternidade em nível arquidiocesano. Sob o tema “Fraternidade e Amizade Social”, a CF 2024 busca abordar questões cruciais relacionadas à solidariedade e compreensão mútua na sociedade.

O mote do ano pastoral, “Diocesanidade: Comunhão, participação e missão”, reflete a importância da vida e da ação evangelizadora da Igreja particular da Paraíba. Esse momento representa não apenas uma celebração litúrgica, mas também o início de atividades que fortalecem os pilares motivadores do ano pastoral.

Em nível paroquial, a abertura da CF está programada para o 1° Domingo da Quaresma, dia 18 de fevereiro, em todas as 103 paróquias da Arquidiocese. Essa descentralização reforça a participação e engajamento de todas as comunidades na vivência da Campanha da Fraternidade.

Uma ação concreta durante a Quaresma será a organização, em nível arquidiocesano e forâneo, de uma campanha de arrecadação de Dietas Enterais para pacientes desnutridos, fraldas geriátricas, leite ou cestas básicas. As doações resultantes dessas iniciativas serão direcionadas a instituições beneficentes como o Hospital Pe. Zé, Vila Vicentina e Aspan.

Além disso, destaca-se que uma parcela do montante arrecadado pela CF 2024 na Arquidiocese será destinada à Ação Social Arquidiocesana (ASA), contribuindo para projetos que promovem a solidariedade e auxiliam aqueles em situação de vulnerabilidade.

A abertura do ano pastoral é, portanto, não apenas um evento litúrgico, mas um compromisso renovado com a missão social e pastoral, visando fortalecer os laços comunitários e promover a solidariedade na sociedade.

Roberval Borba