Aberto o Ano Pastoral 2023 da Arquidiocese da Paraíba.

Na quarta-feira, dia 8 de fevereiro, às 19h, a Arquidiocese da Paraíba realizou a Abertura do Ano Pastoral 2023 com o tema: “Senhor, enviai operários para que o Evangelho seja anunciado a todos” (Oração do dia da Missa pela evangelização dos povos, p. 902), com Missa presidida pelo Arcebispo da Metropolitano, Dom Manoel Delson, na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves.

Estiveram presentes na celebração todo o clero e representantes das novas comunidades, pastorais, serviços e movimentos da Arquidiocese. A catedral ficou repleta de pessoas vindas de todos os bairros da capital paraibana e das várias cidades que formam o território arquidiocesano.

Era possível ver no rosto de cada pessoa a alegria de estar ali, iniciando mais um ciclo no serviço na igreja, baseado no plano pastoral. A abertura do Ano Pastoral é a largada para que cada um possa ir até as bases levando o Evangelho, tornando possível que a Palavra de Deus chegue aos locais necessários para ser plantada, crescer e gerar vida.

Como nos propõe o Ano Santo Vocacional, que é um tempo celebrativo e de fazer memória, mas também, um tempo de colocar em prática a caminhada evangelizadora, ir ao povo, ser um, trazer para o meio. Assumir a missão planejada desde a Assembleia de Pastoral, e agora executar tudo o que foi pensado, através da vocação de cada um que assume esse compromisso, como os discípulos de Emaús com os corações ardentes e pés a caminho.

Em sua homilia, Dom Delson saudou todo o clero, os religiosos, as religiosas, os seminaristas, os membros das diversas pastorais e movimentos e serviços, as comunidades novas, todos os coordenadores, leigos e leigas e disse: “Hoje a representação das pastorais está tão bonita que nem me arrisco a mencionar alguns nomes, porque são tantas, e certamente vou esquecer muitas”. Com isso demonstrou a alegria de ver toda a igreja reunida na Basílica das Neves em um momento tão singular. Ele disse que: “É o Senhor quem escolhe e quem envia os seus operários para anunciar a Boa Nova do Evangelho, a alegria. E anunciar a todos, indistintamente. E principalmente neste tempo, para aqueles que estão mais distante da igreja, os que estão mais distante de Deus”

Dom Delson ainda falou sobre a missão da coordenação de pastoral dirigindo-se ao Padre Márcio José, coordenador de Pastoral da Arquidiocese da Paraíba: “A missão enquanto coordenação de Pastoral é grande, Padre Márcio. A nossa missão enquanto arcebispo, padres, diáconos, religiosos, religiosas, seminaristas, leigos e leigas animadores, coordenadores de pastorais e movimentos. A nossa missão é grande. Os desafios são grandes para nós todos, os desafios são enormes, mas a vontade de evangelizar é maior. A vontade de evangelizar é maior porque contamos com a força do Espírito Santo, com as disposições que Deus mesmo colocou em nosso coração”.

Dom Manoel Delson, Arcebispo Metropolitano da Paraíba.

Ele finalizou a homilia fazendo uma prece: “Que Nossa Senhora das Neves, nossa Mãe e padroeira interceda por nós, que nos assista com o seu carinho e proteção. Peço a Deus que dê ao padre Márcio José muita paciência na coordenação de pastoral”. Dom Delson acrescentou: “Ele, que está começando agora, cheio de boa vontade, de ânimo, alegria, com o seu preparo, com as disposições, mas ele sozinho não pode realizar os projetos de evangelização da nossa Arquidiocese, conta com o apoio de todos os padres, diáconos, religiosas, religiosos, todos os movimentos, todas as pastorais, comunidades novas, as comunidades das diversas paróquias. Da nossa parte, padre Márcio. você tem todo o apoio. Porque o setor pastoral da nossa Arquidiocese é o setor que nos faz igreja identificada com o projeto de jesus. A pastoral é a nossa missão, a pastoral é o nosso trabalho de evangelizar; sem ele a igreja perde a razão de ser”. O arcebispo reafirmou o seu apoio ao padre Márcio e perguntou ao povo se o apoiava também, a assembleia respondeu um sim em forma de aplauso.

Padre Márcio José, Coordenador de Pastoral da Arquidiocese da Paraíba.

No final da missa, o padre Márcio José se dirigiu à assembleia: “Louvado seja o Nosso Senhor Jesus Cristo. Saudar a todos e de forma especial o nosso arcebispo que presidiu nesta Eucaristia a abertura do ano pastoral em nossa arquidiocese. E como é bom irmãos e irmãs contemplar a catedral numa quarta feira, às 19h, tão repleta de agentes de pastoral, no momento singular que arde o nosso coração, viemos primeiro à tenda da oração, viemos primeiro beber da fonte do sacramento para também levar esta água viva e matar a sede de tantos irmãos, são esses desígnios que nos ajuda a entender a lógica do Evangelho, subir ao monte, mas também ver a planície, ir com Jesus à oração mas também ir com Jesus aos irmãos, é o movimento dos discípulos de Emaús, é o movimento de Maria Madalena, de tantos outros. Muito alegra o nosso coração, Dom Delson, ter de fato iniciado este ano com o rosto de nossa Arquidiocese reunida muito nos dá esperança num novo tempo”.

O coordenador de pastoral da arquidiocese concluiu sua fala convidando os vigários forâneos como representação de cada paróquia, movimento e serviço, para que, com uma vela acesa por Dom Delson, em sinal de unidade, fizessem o envio de todos os presentes para a missão. E os vigários, num gesto concreto, se voltaram para o povo e ergueram as suas velas, como se disse, ide. Ide com a luz de Cristo.

Dom Delson concluiu a celebração com a bênção final e enviando todos para a missão.

Roberval Borba