A vinha do Senhor nos espera!

Nos últimos domingos, a Palavra de Deus nos colocou diante da compreensão da vinha do Senhor. Trata-se do apostolado da Igreja no coração da humanidade. Somos enviados para o serviço da vinha e devemos servir com alegria e oração. “A vinha é do Senhor, não nossa. A autoridade é um serviço, e como tal deve ser exercida, para o bem de todos e para a difusão do Evangelho.” (Papa Francisco)

A oração é a via do encontro entre Deus e o homem. Ao longo da história da humanidade, o Senhor sempre veio ao nosso encontro, e mesmo sendo Deus, não poupou-Se de estar entre os homens. O Papa Francisco, em muitas de suas catequeses sobre a oração, repete o refrão: “a oração cristã não fecha os olhos sobre a vida.” Aqui nesta pequena afirmação, vemos que a oração é um meio de aprendizagem; quando rezamos, pomos a nossa vida nas mãos de Deus, e Dele recebemos a orientação, o norte que necessitamos. A oração é sempre um encontro de amor entre o Deus que nos ama e nos protege e a fragilidade do nosso pobre coração!

A oração também nos coloca diante do necessário temor que devemos ante o mal, e como diz o Papa: “Aquele que reza não é cego, e vê nitidamente diante dos seus olhos este mal tão incômodo e, portanto, em contradição com o próprio mistério de Deus, ele o vê na natureza, na história, mesmo em seu próprio coração. Porque não há ninguém entre nós que possa dizer que está isento do mal, ou pelo menos de ser tentado.”

Na oração do Pai-Nosso, ensinada por Nosso Senhor, pedimos para não cairmos em tentação. O centro da oração é o próprio Senhor e Sua Vontade, e nunca as dificuldades e temores que trazemos.

Um ensinamento básico na oração é o caminho da humildade. Devemos nos colocar como filhos que escutam sempre a voz do Pai. O serviço da vinha do Senhor exige um compromisso de oração. Através da oração, encontramos a Deus e sua vontade.

Neste encontro de amor entre Deus e os homens que se dá na oração, somos ensinados a rezar, a dependermos do Pai em tudo. Não podemos perder tempo lutando contra a vontade do Pai, como se fôssemos a medida de todas as coisas. Não! A via da humildade treina-nos para acolhermos os frutos deste encontro de amor. A oração não é um apêndice na vida do discípulo de Jesus, mas o combustível que nos faz prosseguir na santidade. Sem oração, a nossa alma torna-se árida e pode até morrer.

Confiemos nossa vida àquela que foi toda oração, à Santíssima Virgem Maria. Ela é modelo de oração cristã para a Igreja, fora capaz de submeter-se amorosamente ao Senhor. Maria é a grande servidora da vinha do Senhor no mundo. Que sua constante prece nos torne homens e mulheres que nunca fogem desse encontro de amor.