A semente do Reino de Deus

Os Evangelhos têm o grande objetivo de falar de um Encontro. O encontro das pessoas com Jesus. São pecadores públicos, enfermos, pobres, dentre outros. Jesus continuamente vai ao encontro destes que são os preferidos na lógica do Reino de Deus. Mas o que é realmente esse Reino? Ao longo das narrativas evangélicas, os autores sagrados vão nos colocando diante de parábolas que explicam os mistérios do Reino de Deus.

As parábolas sobre o Reino de Deus indicam-nos o verdadeiro fundamento de todas as coisas: Deus e sua relação de amor com a humanidade. A tradição oracional da Igreja defende frequentemente a primazia de Deus. Devemos reconhecer a centralidade de Deus em nossas vidas. Afinal, onde Ele não está, nada pode ser bom. E aqui podemos vislumbrar o significado do Reino de Deus na vida humana: “O Reino dos Céus é como uma semente de mostarda que um homem pega e semeia no seu campo” (Mt 13,31). Quando escutamos as parábolas de Jesus corremos o risco de considerá-las uma meta inatingível. Grande equívoco! A vida que Deus nos oferece nesta terra é a feliz possibilidade de um Encontro com Ele mesmo, com Sua vontade e Seu amor.
O coração humano é o campo do Evangelho em que Deus planta o seu amor. A vida humana é frágil e passageira, mas querida por Deus. O Reino de Deus possui uma potência grandiosa, capaz de transformar o mundo pelo caminho do amor que se dá sem interesses. Quando essa potência de amor vai sendo assimilada em nossa vida pessoal, vai crescendo também a atitude de se colocar a serviço dos irmãos, na pastoral e no testemunho.

E quando virá o Reino de Deus? Tal questionamento sempre fora constante entre os discípulos de Jesus, e também é uma preocupação dos nossos dias. O Reino de Deus já está presente no meio de nós! Quando corações bons se juntam para ajudar e socorrer os pobres, quando profissionais de saúde se empenham noites a fio cuidando dos enfermos e moribundos, aqui já contemplamos a presença desse reino que tanto Jesus nos falou.

Na Pastoral da Igreja, somos convocados a fazer o Reino de Deus crescer no mundo: “Cresce a partir de dentro, com a força do Espírito Santo. E sempre a Igreja teve a coragem de pegar e lançar, de pegar e misturar, seja  também o medo de fazê-lo. E muitas vezes nós vemos que se prefere uma pastoral de manutenção e não deixar que o Reino cresça. ‘Mas, vamos permanecer aquilo que somos, pequeninos, ali, estamos seguros…’ E o Reino não cresce. Para que o Reino cresça é preciso coragem: de lançar o grão, de misturar o fermento” (Papa Francisco). Acolher os mistérios desse reino é o mesmo que ter a coragem de aprofundar a vida batismal em todas as realidades que nos tocam. Ser testemunha de Cristo nas dores e alegrias no meio do mundo.

O amor é a semente que Cristo planta em todos os corações. Apesar das dificuldades e pecados, essa semente sempre crescerá nos corações que confiam às mãos bondosas de Deus.
Que o Bom Deus nos ajude a acolher os mistérios de Seu reino em nossas vidas, para que o mundo conheça cada vez mais a força do verdadeiro amor que transforma tudo que está à sua volta.