A Palavra de Deus é Luz!

A Palavra de Deus é a grande luz para os nossos passos. O mês de setembro é o mês da Bíblia para os católicos. “A Bíblia não é uma seleção de histórias antigas e bonitas, mas pela Palavra de Deus, a luz veio ao mundo e nunca mais se apagou”. Esta frase do Papa Francisco revela exatamente o significado dos enredos bíblicos: existe uma aliança de amor forte de Deus com os homens e mulheres.

As Sagradas Escrituras contêm a Palavra de Deus, o Verbo que se Fez carne. A Carne de Deus, historicamente, sempre se avizinha da carne dos homens. A Bíblia conta, do começo ao fim, o encontro da vida de Deus com a vida dos homens, que jaziam nas trevas.

O cristão deve ter essa Palavra, que é eterna e não muda, como único caminho fundamental de vida. Não vivemos sem Deus! A Sua Palavra guia nossos passos.

Diante das muitas dificuldades da vida que devemos enfrentar, o amor e a amizade com a Palavra de Deus fazem toda diferença. Na Quaresma de 2017, o Papa nos disse algo muito interessante: “se tivéssemos a Palavra de Deus sempre no coração, nenhuma tentação poderia nos afastar de Deus e nenhum obstáculo poderia nos desviar no caminho do bem”. Quem se alimenta frequentemente da Palavra de Deus sabe que Deus nunca os abandona.

Quando meditamos os Salmos da Bíblia, percebemos o quanto Deus e Sua Palavra nos permeiam. Somos constantemente protegidos por Seu amor de Pai. Contudo, sua proteção não nos infantiliza, tratando-nos como se fôssemos vítimas das situações da vida. Não! Deus nos protege com amor paterno que nos lança na vida, em seus muitos momentos felizes e desafiadores. Assim deve ser a vida cristã!

Neste mês de setembro, a sociedade civil convoca a todos para o compromisso de combate ao suicídio, e não às pessoas que sofrem na pele a tendência desse drama. Para a Igreja, as pessoas devem ser ajudadas, também com o auxílio e o avanço da ciência, sejam quais forem seus dramas. O suicídio é uma sofrimento, infelizmente, que tem se alastrado em todas as camadas sociais. Muitos veem no apagar das luzes da vida a única saída. Devemos nos comprometer em ajudar essas pessoas que perderam o sentido de vida; encaminhá-las ao tratamento psicológico e não deixar de levá-las ao encontro com a Palavra de Deus que é a fonte que nos revigora.

Uma pessoa que se alimenta da possibilidade do suicídio não significa que ela não acredita em Deus. Ela precisa de ajuda e o caminho da fé e da terapia, trilhado com os irmãos é uma via de esperança.

Que Nossa Senhora, a Mãe da grande esperança,  que se alimentou continuamente da Palavra de Deus, nos auxilie a enfrentar as dores imprescindíveis desta vida. Aproveitemos este tempo para crescer cada vez mais no amor ao Deus que Se fez Palavra, para estar sempre próximos a nós! E despeço-me com as bonitas e motivadoras palavras do Papa Francisco: “A Palavra de Deus faz um caminho dentro de nós. Nós a escutamos com os ouvidos e passa ao coração; não permanece nos ouvidos, deve ir ao coração; e do coração passa às mãos, às boas obras. Este é o percurso que faz a Palavra de Deus: dos ouvidos ao coração e às mãos. Aprendamos essas coisas.”