A oração do terço nos leva a Jesus

A oração do santo terço sempre ocupou grandes espaços na piedade popular. O povo de Deus, que ama profundamente a Santíssima Virgem Maria, sempre encontra tempo para estar diante de Deus na oração pelas mãos de Maria. Recentemente o Santo Padre falou da importância do terço em tempos de grandes dificuldades: “em um mundo extremamente marcado pelas correrias do dia a dia e, principalmente, neste tempo difícil da pandemia, a oração do Terço pode ser uma verdadeira ajuda para superar as feridas atuais. Este método de oração está muito distante de ser uma repetição mecânica, mas pode ser um verdadeiro caminho de contemplação dos mistérios da vida de Cristo.” Quando rezamos o terço com humildade, o caminho se torna seguro para Jesus.

Toda a vida silenciosa da Virgem Maria é uma decidida busca pela vontade de Deus. “Ao pronunciar as Ave-marias, o orante permite que tais palavras se tornem como um mantra em seu coração. Deste modo, pode-se saborear a quietude e o silêncio que, às vezes, é difícil encontrar através de uma oração mais racional. Redescobrir a oração do Terço nestes tempos difíceis pode ser um poderoso caminho para encontrar aquela Paz que somente o Senhor pode nos oferecer. Deste modo, o cristão que pronuncia as palavras do Anjo Gabriel encontra uma via segura para configurar-se a Cristo com a presença de Maria.” (Papa Francisco)

Neste Domingo, a liturgia da Igreja celebra a Ascensão do Senhor: “O Senhor Jesus foi levado ao céu, e sentou-se à direita de Deus” (Mc 16,19). Para a Igreja, a Ascensão do Senhor não significa que Deus abandona os homens com a partida de Seu Filho para o céu, pois “em Cristo a nossa humanidade é levada às alturas de Deus, assim, a cada vez que rezamos, a terra une-se ao Céu. E como o incenso, queimando, faz subir às alturas a sua fumaça de suave perfume, de forma que, quando elevamos ao Senhor a nossa fervorosa e confiante oração, em Cristo, ela atravessa os céus e alcança o Reino de Deus, é por ele ouvida e atendida” (Papa Emérito Bento XVI). Celebrar a Ascensão diz muito sobre a nossa vocação para a eternidade, e esta é sempre a maior mensagem comunicativa que a Igreja pode fazer no meio dos homens. Nós anunciamos a Cristo, e O Cristo vivo na história dos homens!

Os Meios de Comunicação são um grande dom da invenção humana para a cultura do bem e da verdade. Queremos, com o nosso testemunho de discípulos e missionários, declarar que Cristo subiu ao céu sem nos deixar! Seu amor e verdade são opostos à fabricação de noticias falsas e cancelamentos. A cultura do Evangelho, que nos aponta para a altura do céu, nos autoriza a construir um mundo novo, marcado pela justiça e fraternidade. Sejamos construtores da cultura de bondade que eleva o homem por inteiro e que a Virgem Maria, nos ajude nessa empreitada de esperança!

Dom Frei Manoel Delson
Arcebispo da Paraíba