A Igreja e as ações sociais que alimentam e salvam vidas

A pandemia vem escancarando a desigualdade social e o número de pessoas em condição de vulnerabilidade vem aumentando. O desemprego aumentou, a fome virou a realidade de muitas famílias e a Igreja, que nunca fechou os olhos para essa realidade, volta a ser o principal ponto de apoio para aqueles que não têm a quem recorrer.

Em todo Estado, segundo o IBGE, o desemprego atingiu a maca de 16% da população, índice maior que a média nacional. A insegurança alimentar (que vai desde a falta de comida até a incerteza de saber se terá comida no dia seguinte) já atinge 50% da população brasileira. São 116,8 milhões de pessoas nessa situação de insegurança alimentar no Brasil, de acordo com pesquisa divulgada pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan).

A Ação Social Arquidiocesana (ASA) distribui uma média de 3.700 refeições diariamente na capital paraibana. Com pontos de entrega no centro e na praia, milhares de pessoas recebem café da manhã, almoço e jantar. Além disso, a ASA ainda conta com a distribuição de kits de higiene e máscara para essa população. “Essas pessoas são as mais atingidas pela pandemia e quando o ‘caminhão do Padre Zé’ chega, a gente vê o alívio nos olhos deles, que nos aguardam com ansiedade, pois é a única fonte de alimentação que eles têm”, explica o Pe. Egídio de Carvalho, secretário executivo da ASA e diretor do Hospital Padre Zé.

Além da alimentação diária, a ASA também conta com duas Casas de Acolhida, onde pessoas em situação de rua podem tomar banho, lavar suas roupas e recebem atendimento para corte de cabelo além de receber kits para cuidados pessoais com a higiene e a saúde em tempos de pandemia. “Uma coisa tão básica, não é? Tomar um banho, ter roupas limpas, ter onde descansar um pouco. É isso que oferecemos com nossas casas, seguindo o exemplo do Papa Francisco, que também fez isso no Vaticano para acolher as pessoas em situação de rua”, explica Pe. Egídio.

AÇÕES EM TODA ARQUIDIOCESE

Mas a solidariedade não se restringe à ASA. A Pastoral de Rua e todas as Paróquias desenvolvem ações sociais com o objetivo de atender às necessidades urgentes das pessoas mais carentes. Refeições e cestas básicas são distribuídas, gerando a partilha e fortalecendo a vida em comunidade.

Na cidade de Itabaiana, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição tem o projeto “Cristão Solidário”, que chega a distribuir cerca de 3,5 toneladas de alimentos. As cestas básicas são entregues às 400 famílias cadastradas, que também recebem a visita dos agentes. Antes da pandemia, a distribuição era feita após um momento de oração e reflexão. Mas na atual conjuntura, os agentes pastorais vão até as casas das famílias entregar os donativos.

Itabaiana – PB

Em João Pessoa, a Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, no Jardim Oceania, distribui 100 cestas básicas quinzenalmente às pessoas carentes das comunidades que compõem a paróquia.

Bairro Jardim Oceania

Ação semelhante acontece na Paróquia Nossa Senhora da Conceição na Cidade do Conde. A cada 15 dias a Paróquia distribui cestas básicas com as pessoas necessitadas, que vão até a paróquia buscar a doação.

Conde – PB

A Paróquia Santa Júlia, no bairro da Torre, em João Pessoa, tem a Pastoral da solidariedade. Por mês, uma média de 130 cestas são distribuídas. Além de alimentos, as cestas incluem material de higiene pessoal.

Bairro da Torre

COMO AJUDAR?

Ficou interessado em ajudar? Você pode procurar a paróquia mais próxima da sua casa, seja na secretaria ou através das redes sociais, e se informar como proceder para a doação. A Ação Social Arquidiocesana tem um site próprio e lá constam as informações para doação.

No instagram da ArquiPB temos um destaque chamado “Ação Social” e lá deixaremos as chamadas para as ações sociais das Paróquias.

Ou seguimos em frente pelo caminho da solidariedade ou as coisas irão piorar. Quero repetir: de uma crise não se sai como antes. A pandemia é uma crise. De uma crise, sai-se melhor ou pior. Temos que escolher. E a solidariedade é precisamente o caminho para sair melhores da crise”. Papa Francisco.

VAMOS DE PODCAST?

Roberval Borba acompanhou uma manhã de missão da ASA, durante a distribuição de alimentos. O Resultado é um podcast emocionante.

Ouça agora: