No coração de Nossa Senhora habita a bondade de Deus

Dom Frei Manoel Delson Pedreira da Cruz OFM,Cap

O “sim” de Nossa Senhora é cheio da luz de Deus e revela para nós o quanto “a vontade de Deus é boa; ela é a própria bondade” (Papa Bento XVI). Por esses dias, nós católicos paraibanos, estamos celebrando a memória da nossa grande padroeira, a excelsa Virgem das Neves. O Estado Paraibano tem uma Mãe. Uma Mãe Bondosa que nos leva sempre ao Seu filho Jesus. Nossa Senhora é a Mãe de todos os homens de boa vontade que habitam na geografia das terras que outrora foram chamadas Filipeia de Nossa Senhora das Neves. Celebramos neste próximo dia 05 de agosto mais uma memória mariana, a Dedicação da Basílica de Santa Maria Maior, que para nós também pode ser chamada de Festa de Nossa Senhora das Neves. O Papa Francisco, logo após sua eleição, fez questão de visitar referida Basílica, um dos templos mais belos da cristandade. Francisco disse em 13 de março de 2013: “Amanhã eu quero ir rezar diante de Nossa Senhora, para que ela possa proteger toda a Roma.” Francisco nos ensina a estar sempre perto de Nossa Senhora, a estar perto Dela com simplicidade. Quem reza à Santíssima Virgem nunca fica desamparado, Ela nos protege sempre, e nos protege com um amor luminoso, cheio de graça e bondade. Não hesitemos de pedir a sua grande proteção!

O caminho cristão não é solitário e nem desacompanhado do amor de uma Mãe. O Papa Leão XIV é categórico ao falar sobre esse caminho: “Com Maria, percorramos nosso caminho em seguimento a Jesus.” O povo paraibano não precisa temer diante das dificuldades. Temos uma Mãe que intercede por nós e que não solta nossas mãos no caminho para Cristo. Na história das nossas fundações, o nome da nossa cidade mudou com o passar do tempo, mas o sentimento de pertença à Virgem Mãe de Deus ainda ecoa em todos os rincões da pequenina Paraíba e nos corações dos que fazem como o discípulo amado: pôr o coração no Divino Coração de Jesus.

Nossa devoção à Santíssima Virgem nos colocará inquestionavelmente no caminho que leva a Jesus. O verdadeiro discípulo de Nosso Senhor procura sempre amar profundamente tudo o que Deus ama. E Deus ama imensamente à Sua Mãe e o homem, destinatário de Sua Salvação. Nosso amor devotado à Mãe de Deus nos traz uma belíssima lição de vida; com Ela aprendemos a ancorar nossa existência numa fé firme, uma fé que nos permite viver já nesta dimensão entre a terra e o céu. A fé que aprendemos na escola de Maria ajuda-nos a transformar também o sentimento do tempo e do transcorrer da nossa vida, “aquela fé na qual sentimos intimamente que a nossa vida não se encontra encerrada no passado, mas orientada para o futuro, para Deus, aonde Cristo e, depois dele, Maria nos precederam.” (Papa Bento XVI).

Neste Domingo do Mês Vocacional, a Igreja do Brasil costuma celebrar com alegria a vocação sacerdotal. Quem é o padre na vida da Igreja, na vida do povo de Deus? O padre é um homem consagrado a Deus, cheio de limites e fraquezas, mas que carrega a bela missão de levar os tesouros de Deus para a vida do povo. Todo padre é um ministro de Deus! E isto é belo! Devemos contemplar na vida e missão de todo sacerdote o critério da vontade de Deus. A vida sacerdotal deve manifestar uma perene conversão, uma nova direção de vida. Nós, sacerdotes e bispos, sabemos que o jugo da vontade de Deus é o melhor caminho a ser percorrido; com Nossa Senhora, sabemos que dentro dessa vontade habita um caminho belo e seguro que nos levará ao porto seguro do amor de Deus.

Que o nosso amado povo da Paraíba seja marcado pela fé simples em Deus, e que nos altos e baixos de nossa história, seja-nos próximo a constante certeza: Deus caminha conosco e nos dá Sua amada Mãe como companhia amorosa. Que a Virgem das Neves nos ajude a ter sempre essa fé simples em Deus, e que o nosso Estado rume sempre ao progresso da fé e da vida digna para todos! Viva Nossa Senhora das Neves, mãe de todos os sacerdotes!