A programação pré-Semana Santa da Arquidiocese da Paraíba contará com importantes momentos de fé e preparação espiritual, envolvendo paróquias históricas do Centro de João Pessoa. A Igreja de Nossa Senhora do Carmo será ponto de partida para a tradicional Procissão do Encerro, marcada pela piedade e silêncio. Já a Igreja da Misericórdia acolherá a Santa Missa seguida da Procissão dos Passos, culminando com o emocionante Encontro entre as imagens do Senhor dos Passos e de Nossa Senhora das Dores. Por fim, a Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves será o local da Celebração Penitencial, oportunidade especial para a confissão e reconciliação, preparando os corações para os mistérios da Semana Santa.
Confira a programação:
10 de abril (quinta-feira) – 19h Procissão do Encerro (Igreja do Carmo)
Tradição marcante na cidade de João Pessoa, a Procissão do Encerro é um momento de meditação e silêncio. Nela, os fiéis acompanham o translado da imagem de Nosso Senhor dos Passos pelas ruas do Centro Histórico, em um gesto de recolhimento e contemplação da entrega de Jesus. A procissão sai da Igreja de Nossa Senhora do Carmo, evocando a solidão e o sofrimento do Cristo que caminha para o Calvário.
11 de abril (sexta-feira) – 15h Santa Missa e Procissão dos Passos. Encontro (Igreja da Misericórdia)
Nesta celebração, vivencia-se o “Encontro de Jesus com Maria”, por meio da tradicional Procissão dos Passos. As imagens do Senhor dos Passos e de Nossa Senhora das Dores saem de diferentes pontos e se encontram no percurso, simbolizando a dor de uma mãe que acompanha o sofrimento do Filho. A Missa na Igreja da Misericórdia antecede a procissão e nos convida à compaixão e à reflexão sobre o caminho da cruz.
12 de abril (sábado) – 18h Celebração Penitencial (Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves)
A Celebração Penitencial é um momento especial de reconciliação e preparação para a Semana Santa. Através da escuta da Palavra, do exame de consciência e do Sacramento da Confissão, os fiéis são convidados a abrir o coração à misericórdia de Deus.
Com esta programação, a Arquidiocese da Paraíba deseja proporcionar aos fiéis uma vivência profunda da fé, preparando seus corações para a grande celebração da Ressurreição do Senhor.
Assessoria de Comunicação