Festa de São Francisco de Assis na Arquidiocese da Paraíba

No dia 4 de outubro, a Igreja celebra o Dia de São Francisco de Assis, um dos santos mais populares e amados no mundo inteiro. São Francisco, nascido em 1181 na Itália, é conhecido por sua vida de pobreza, humildade e amor incondicional pela criação de Deus. Ele abandonou uma vida de riqueza para seguir o chamado divino e fundou a Ordem dos Franciscanos, dedicando-se a pregar o Evangelho e a cuidar dos mais necessitados.

Uma das grandes marcas de São Francisco foi seu profundo respeito pela natureza. Ele enxergava a criação como uma expressão direta do amor de Deus, chamando os elementos da natureza de “irmãos” e “irmãs”. Seu famoso “Cântico das Criaturas” reflete essa visão, onde ele louva a Deus por todas as maravilhas da natureza – o sol, a lua, o vento, a água e até a morte. Por esse pensamento ecológico pioneiro, São Francisco de Assis é hoje reconhecido como o padroeiro da ecologia e dos animais. Seu carinho pelos animais é retratado em diversas histórias, como a do lobo de Gúbio, a quem ele amansou com sua bondade.

Na Arquidiocese da Paraíba, a devoção a São Francisco de Assis é vibrante, com quatro paróquias dedicadas ao santo, todas localizadas em João Pessoa: nos bairros Mangabeira VII, Jardim São Paulo (Bancários), Rangel e Bairro das Indústrias. Além disso, temos três conventos franciscanos: o Santuário da Imaculada em Tambauzinho, a Paróquia do Rosário em Jaguaribe, e as Paróquia Nossa Senhora Aparecida e Mãe do Redentor, no bairro do Cristo. Diversas capelas também honram o santo em nosso território arquidiocesano.

Confira a programação em algumas das paróquias e igrejas da capital para celebrar este grande santo:

Paróquia São Francisco de Assis – Mangabeira VII

• 10h: Bênção dos Animais
  • 16h: Bênção dos Animais
  • 18h30: Procissão com a imagem de São Francisco de Assis, saindo do Condomínio Pedra do Reino
  • 19h30: Missa solene de encerramento da festa e do novenário

Paróquia São Francisco das Chagas – Rangel
04/10 – Sexta-feira

• 19h: Procissão, saindo da Comunidade Santo Antônio com a imagem de São Francisco
  • 19h30: Missa solene

Paróquia São Francisco de Assis – Jardim São Paulo

• 19h: Procissão
  • 19h30: Missa de encerramento

Paróquia São Francisco de Assis – Bairro das Indústrias

• 19h30: Missa de encerramento – Matriz Santa Clara

Santuário da Imaculada – Tambauzinho

• Missas às 6h e 17h15
  • Bênção dos Animais às 9h e 16h

Paróquia Mãe do Redentor – Cristo
04/10 – Sexta-feira

• 10h: Bênção franciscana dos animais (Paróquia e Capela São Francisco)
  • 19h30: Missa solene

Igreja do Rosário – Jaguaribe

• 9h: Bênção dos Animais
  • 19h: Solenidade de São Francisco e Abertura da Festa do Rosário.

Em várias paróquias e capelas da arquidiocese também haverá benção dos animais.
Este dia é um convite a todos nós para refletirmos sobre nosso papel na proteção do meio ambiente e no respeito à vida em todas as suas formas, seguindo o exemplo de São Francisco de Assis.