A simbologia dos Mantos de Nossa Senhora Das Neves Na Festa de 2024

A cidade de João Pessoa celebra a 439ª festa de Nossa Senhora das Neves, padroeira do Estado da Paraíba e da capital. Durante os festejos, que começaram no dia 27 de julho e se estenderão até o dia 5 de agosto, os novos mantos que vestem a imagem de Nossa Senhora das Neves ao longo do novenário são uma das novidades. Esses mantos, feitos de material artesanal e confeccionados especialmente para a padroeira, carregam significados importantes.

Novos mantos

O Pe. Liginaldo Miguel, coordenador da pastoral litúrgica da arquidiocese, fez uma análise sobre o assunto, trazendo uma perspectiva abrangente do significado do manto de Nossa Senhora.

Confira abaixo o texto na íntegra:

O MANTO DE NOSSA SENHORA

Um elemento muito significativo que nós, cristãos católicos, temos em nossa espiritualidade marcada pela presença da Virgem Maria, é seu manto. O manto de Maria tem um significado de proteção, de envolvimento com a graça, ou seja, com as realidades transcendentes. O manto ou capa, é algo que tem um significado bíblico, e é sinal das virtudes da vida que a Virgem Maria[1] conservou.

Este ano, na festa da padroeira de Nossa Arquidiocese, vamos contar com um elemento novo, referente à imagem da Virgem Maria, Senhora das Neves. O Monsenhor Robson, pároco de nossa Catedral, mandou confeccionar novos mantos e túnicas para a histórica imagem de nossa padroeira, Nossa Senhora das Neves. Esses mantos nos revelam o mistério no qual a Virgem Maria foi envolvida pela graça de Deus.

É importante ressaltar que a arte na liturgia não é utilizada de forma aleatória. Ela tem um sentido, e deve ser algo que eleve a alma, que transcenda, que seja capaz de comunicar o mistério de nossa fé. Os cristãos nunca se utilizaram da arte apenas para “embelezar” os espaços celebrativos, mas com a finalidade de comunicar a fé, as realidades espirituais. E a via que a liturgia se utiliza para comunicar o mistério passa pela linguagem simbólica. Portanto, na arte, a cor passa também por este mesmo sentido, de ser um canal que comunica algo transcendente, espiritual, do alto[2].

Quando vemos nas imagens da Virgem Maria, a presença de cores como: vermelho, branco e azul devemos, de imediato, perceber que aí reside uma comunicação que se utiliza da cor para transmitir uma verdade de fé, em relação à Bem-Aventurada Virgem Maria. O vermelho na veste da Virgem Maria, é símbolo de sua maternidade, cor típica das mulheres grávidas, no tempo e região em que ela viveu. Lembra ainda a paixão do seu Filho Jesus, da qual ela participou experimentando uma suprema dor, em seu coração de mãe. O vermelho também é sinal do Espírito Santo que a envolveu, como vemos na Anunciação e em Pentecostes, sinal de sua participação na realeza de seu Filho e do seu amor pela humanidade. A cor branca é o símbolo da santidade de Maria, de sua pureza, da vida transcendente/ressuscitada em que ela adentra e é sinal de sua virgindade. O azul, lembra também a virgindade de Maria, mas principalmente, que ela foi elevada aos céus envolvida pelo divino[3].

Refletindo sobre o manto da Virgem Maria, a Senhora das Neves, observemos o que ele tem a nos dizer, pois tudo o que o Senhor realizou na vida da Virgem Maria quer realizar na nossa vida também. O manto é sinal das virtudes de Maria. Assim, pensemos também no manto que precisamos que nos envolva, para termos uma vida voltada para Deus, no esforço de cultivar os valores cristãos.

[1]Cf. A. de Assis Ribeiro «O significado do manto de Nossa Senhora»(13-10-2021), https://www.cnbb.org.br/o-significado-do-manto-de-nossa-senhora/#:~:text=ser%20vestido%20com%20um%20manto,%2C%20reconhecimento%20de%20m%C3%A9ritos%20(cf. [acesso:12-07/2024].

[2] Cf. A.Beckhauser, Liturgia. Iniciação à Teologia, Editora Vozes Petrópolis, Rj 2019, 178-189.

[3]Cf.  https://fundacaodomavelar.com.br/elementos-do-icone/ [acesso:12-07/2024].

por Gabriella Borba, fotos Pascom Arquidiocesana