Festa de São Pedro na Arquidiocese da Paraíba: Tradição e Devoção Marcam as Celebrações

por Roberval Borba I 26/06/24

São Pedro, padroeiro dos pescadores é um dos santos mais venerados do Nordeste. A Arquidiocese da Paraíba preparou uma série de eventos para honrar o santo e fortalecer a fé dos fiéis durante os festejos. A festa de São Pedro é uma das mais aguardadas do calendário religioso da Paraíba, atraindo devotos de todas as partes do território arquidiocesano. Ao todo, são seis paróquias dedicadas aquele que também foi o primeiro Papa.

Na festa de São Pedro, na arquidiocese da Paraíba, a tradição se manifesta através de uma série de eventos religiosos e culturais que incluem novenas ou tríduos, alvoradas, carreatas, procissões e uma barqueata, que celebra seus 100 anos de história. Essas celebrações refletem a profunda devoção da comunidade ao santo padroeiro, proporcionando momentos de fé, união e festa. A barqueata, em especial, destaca-se como um marco centenário, simbolizando a ligação dos fiéis com suas tradições e a continuidade de um legado espiritual que atravessa gerações.

A devoção a São Pedro é muito forte e popular no Nordeste do Brasil, e como a região nordestina possui uma extensa costa e uma forte tradição pesqueira, a figura de São Pedro é venerada e celebrada por muitas comunidades costeiras e ribeirinhas. Além das muitas paróquias e capelas dedicadas a São Pedro, que podem ser encontradas por todo o Nordeste e que os devotos visitam para fazer suas orações e pedir graças ao santo.

Em algumas paróquias da Arquidiocese, são celebrados um novenário, que, como o próprio nome diz, são 9 noites de muita festa; outras celebram um tríduo, que são três noites dedicadas aos festejos de São Pedro. Além das missas diárias, a festa também conta com procissões terrestres e marítimas, com quermesses, que animam as noites dos fiéis e visitantes, e a culinária típica, que é um destaque à parte.

As seis paróquias da Arquidiocese da Paraíba estão distribuídas da seguinte forma. Em João Pessoa são duas, a Paróquia São Pedro Pescador, na Avenida Maria Rosa, 1124 no bairro de Manaíra; e a Paróquia São Pedro, Rua Newton Timóteo de Souza, 25, em Brisamar. As outras quatro estão assim: Paróquia São Pedro, na Rua Pedro de Azevedo Cruz, 94, Centro – Serra Redonda. A Paróquia São Pedro Apóstolo, na Rua Daura Saraiva, 559, Jardim Aeroporto, no município de Bayeux. A Paróquia São Pedro e São Paulo, na Praça Padre João, 32, no centro de Mamanguape e a Paróquia São Pedro e São Paulo, na Rua Patos s/n, em Santa Rita.

Confira a programação das paróquias.

PARÓQUIA SÃO PEDRO PESCADOR – MANAÍRA – JOÃO PESSOA.
28/06 – Sexta-feira
18h. Carreata saindo da Colônia dos pescadores, em Tambaú, para a Penha.
19h. Missa na Vila dos Pescadores, na praia da Penha.
19h. Terceiro dia do Tríduo (missa na igreja Matriz de Manaíra).
29/06 – Sábado
14h. Centésima Barqueata de São Pedro, saindo da praia da Penha
15h. Chegada prevista em Tambaú.
Em seguida, procissão de São Pedro (saída do Mercado do Peixe para a igreja matriz em Manaíra).
17h. Missa Solene.

PARÓQUIA SÃO PEDRO E SÃO PAULO – BRISAMAR – JOÃO PESSOA.
Obs: a programação vai de 29 de julho a 07 de agosto.
Dia 29/06 – Sábado
16h. Carreata com Carro andor, Hasteamentos das Bandeiras; Santa Missa de abertura dos Festejos dos Padroeiros.

PARÓQUIA SÃO PEDRO – SERRA REDONDA
28/06 – Sexta-feira
19h. Novena / Santa Missa
29/06 – Sábado
15h. Novena / Santa Missa. Em seguida, procissão pelas ruas da cidade em honra ao Padroeiro São Pedro.

PARÓQUIA SÃO PEDRO E SÃO PAULO – NA CIDADE DE MAMANGUAPE
28/06 – Sexta-feira
18h30. Novena
19h. Santa Missa
29/06 – Sábado
06h. Alvorada e oração da manhã
09h. Missa Solene
15h30. Missa
16h30. Procissão e arriamento das bandeiras

PARÓQUIA SÃO PEDRO APÓSTOLO – NA CIDADE DE BAYEUX
Dia 28/06 – Sexta-feira
18h30. Oração do Terço 19h. Missa
Dia 29/06 – Sábado
18h30. Oração do Terço 19h. Missa
30/06 – Domingo
8h30. Batismo;
10h. Missa para os idosos e enfermos
15h. Carreata com a imagem de São Pedro visitando as comunidades
16h.Procissão saindo da Igreja matriz
17h. Missa de encerramento da festa.

PARÓQUIA SÃO PEDRO E SÃO PAULO – NA CIDADE DE SANTA RITA
Obs: A programação acontecerá no mês de agosto.

A festa de São Pedro é um momento especial de fé, devoção e celebração da cultura local. Os festejos proporcionam uma experiência única aos participantes, unindo tradição, religiosidade e alegria. São Pedro, o pescador de almas, é homenageado com fervor e devoção pelos fiéis, fortalecendo os laços comunitários e renovando a fé de todos os que participam desses momentos de muita festa.

Assessoria de Comunicação