Ordenação de Diáconos Transitórios na Arquidiocese da Paraíba: Uma Celebração de Fé e Dedicação

por Roberval Borba I 13/06/24

Na noite da última terça-feira dia 11 de junho, a Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves foi palco de uma cerimônia emocionante e significativa para a Arquidiocese da Paraíba. Às 19h, fiéis de diversas da Igreja particular da Paraíba se reuniram para testemunhar a ordenação dos novos diáconos transitórios, um momento marcante na trajetória de sete dedicados seminaristas.

A celebração foi presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Manoel Delson, que, com palavras inspiradoras e cheias de espiritualidade, conduziu a cerimônia. Os então seminaristas Anderson Elisson de Brito Lira, Andison Emerson de Brito Lira, Bruno de Souza Chaves Bezerra, Emanuel Rodrigues de Sousa Júnior, Euclides Franklin Marinho Rodrigues, Rafael Araújo Correia e Weverton de Castro Maurício deram um passo importante rumo ao sacerdócio.

A Catedral, iluminada e ornamentada para a ocasião, estava repleta de familiares, amigos, membros do clero e fiéis que, com orações e cânticos, acompanharam atentamente cada rito da ordenação. A emoção era palpável, refletida nos rostos dos presentes e, especialmente, nos dos ordenandos, que demonstravam um misto de alegria, gratidão e responsabilidade diante do novo chamado.

Durante a homilia, Dom Manoel Delson destacou a importância do serviço e da dedicação à comunidade, lembrando aos novos diáconos que a missão que abraçam é de amor e sacrifício. “Ser diácono é ser servidor, é estar à disposição da Igreja e dos irmãos, especialmente dos mais necessitados”, afirmou o arcebispo, enfatizando a necessidade de humildade e comprometimento no ministério diaconal.

Após a homilia, seguiu-se o rito de ordenação, com os seminaristas prostrando-se diante do altar em um gesto de entrega total a Deus. Dom Manoel Delson, impondo as mãos sobre cada um, conferiu-lhes o diaconato, marcando assim o início de uma nova fase em suas vidas religiosas.

A ordenação foi concluída com a celebração da Eucaristia, onde os novos diáconos tiveram a oportunidade de exercer pela primeira vez algumas das funções que lhes são próprias, como a proclamação do Evangelho e a preparação do altar.

Os recém-ordenados diáconos transitórios agora se preparam para continuar seus estudos e formação, com a expectativa de, em breve, serem ordenados sacerdotes. Suas vidas, dedicadas ao serviço da Igreja e ao cuidado do próximo, são um testemunho vivo da fé e do compromisso cristão.

A cerimônia na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves ficará marcada na memória de todos os presentes como um momento de profunda espiritualidade e comunhão, reforçando os laços da comunidade católica da Paraíba e renovando a esperança e a fé em um futuro de serviço e amor ao próximo.

Assessoria de comunicação