Em visita institucional ao Procurador-Geral de Justiça, Dr. Antônio Hortêncio Rocha Neto, na manhã do dia 24 de novembro de 2023, o Arcebispo Metropolitano Dom Frei Manoel Delson Pedreira da Cruz, ocasião na qual expressou sua gratidão pela receptividade do Procurador-Geral, descrevendo o encontro como um momento rico de partilha e diálogo. Dom Delson ratificou o compromisso da Arquidiocese em colaborar com as investigações em curso e assegurar que as ações sociais continuem a servir à população necessitada.
Dom Delson e Procurador-geral de Justiça, Dr. Antônio Hortêncio Rocha Neto.
Além do Arcebispo e do Procurador-Geral, estiveram presentes os promotores de Justiça Dr. Alexandre Jorge do Amaral Nóbrega, responsável pela tutela das fundações, e Dr. Eduardo Torres, coordenador da Comissão de Combate aos Crimes de Responsabilidade e à Improbidade Administrativa. A visita também contou com a participação do vigário-geral, padre Luiz Júnior, e dos advogados da Arquidiocese, Newton Marcelo Paulino de Lima e Elias Belarmino de Araújo Júnior.
Durante a reunião, o Procurador-Geral de Justiça manifestou sua disposição em contribuir para a efetivação da transparência na Ação Social Arquidiocesana – ASA, destacando o compromisso do Ministério Público em zelar pelos direitos sociais, ressaltou ainda a relevância da visita de Dom Manoel Delson, enxergando-a como uma expressão da preocupação da Igreja não apenas com o passado, mas também com o futuro. Ele destacou o papel ativo do Ministério Público como órgão de controle e defesa dos direitos sociais, comprometido em colaborar para o desenvolvimento adequado das atividades das instituições sociais.
O promotor Alexandre Nóbrega, considerou o encontro proveitoso, destacando a boa intenção da Arquidiocese em buscar órgãos de controle e fiscalização, ressaltando o papel orientador e de colaboração que o Ministério Público desempenha.
Assessoria de Comunicação