A cidade de João Pessoa se prepara para receber a 260ª edição da Festa de Nossa Senhora da Penha, um evento religioso que celebra a fé e devoção dos fiéis. Com o tema “Senhora da Penha, ajuda-nos a repartir o Pão, como Sinal de Graça e Missão”, a festividade terá início amanhã, 18 de novembro, e se estenderá até o dia 26 de novembro.
O ápice da celebração será a grandiosa Romaria da Penha, marcada para o sábado, 25 de novembro, que promete levar para as ruas da capital paraibana mais de 500 mil pessoas, em uma manifestação única de fé e devoção.
A Festa da Penha 2023 contará com a distinta presença de líderes religiosos renomados, que abrilhantarão as celebrações com sua participação ativa. Dentre eles, destacam-se Dom Ricardo Hoepers, Secretário-Geral da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil); Dom José Gonzáles Alonso, Bispo emérito de Cajazeiras, PB; e Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, Arcebispo da Arquidiocese da Paraíba.
Além dessas ilustres figuras, a festividade receberá diversos outros nomes do clero paraibano e de outras partes do país, entre eles o padre Geraldo Magela, representante da Diocese de Pesqueira em Pernambuco.
A programação da Festa da Penha 2023 foi cuidadosamente elaborada para proporcionar nove dias de intensa espiritualidade e reflexão aos participantes. Entre as atividades previstas, estão missas diárias, a oração do santo terço, carreata e outras celebrações religiosas que fortalecerão a conexão dos fiéis com a Senhora da Penha.
Na noite de abertura da Festa, amanhã dia 18 de novembro, a programação será assim: às 18h30 Recitação do Santo Terço. Às 19h Hasteamento da Bandeira, seguido da procissão com a imagem de N. Sra. da Penha, saindo da entrada do bairro até o Santuário. E às 19h30. Santa Missa – Presidida por Dom Ricardo Hoepers (Secretário-Geral da CNBB).
O ponto culminante, como já mencionado, será a Romaria da Penha, que percorre cerca de 14 quilômetros em mais de seis horas, onde os devotos cainham carregando objetos como, réplicas de casas, apartamentos, exames, carteira de trabalho e tantos outros símbolos de graças alcançadas por intercessão da Virgem da Penha. A expectativa é que o evento proporcione momentos de muita emoção e renovação espiritual para todos os participantes.
A Festa de Nossa Senhora da Penha não é apenas uma celebração religiosa, mas também uma manifestação cultural e social que reúne pessoas de diferentes regiões, unidas pelo propósito comum de celebrar a fé e a devoção. Que estes nove dias sejam marcados não apenas pela devoção, mas também pela solidariedade e amor ao próximo, em conformidade com o tema escolhido para este ano.
Que a Senhora da Penha, padroeira e guia espiritual dos paraibanos, abençoe e ilumine os corações daqueles que participarão desta festa centenária, consolidando assim a tradição e a devoção que perduram por 260 anos.
Assessoria de Comunicação