† Frei Manoel Delson Pedreira da Cruz, OFMCap
Por mercê do Senhor Uno e Trino e da Santa Sé Apostólica
Arcebispo Metropolitano da Paraíba
João Pessoa, 04 de agosto de 2022
Saudações de Paz e Bem,
Neste dia que celebramos a memória de São João Maria Vianney, o Santo Cura D’Ars, celebramos igualmente o vosso dia, o dia do Padre. Quanta alegria e gratidão por este precioso dom que nos concedeu a Igreja!
O sacerdócio é verdadeiramente o grande dom do Divino Redentor, o qual, para tornar perene sua obra de salvação, escolheu a nós, homens frágeis e aparentemente incapazes de tão sublime missão, tornando-nos semelhantes ao Cristo, amparo e auxílio da humanidade inteira.
O nosso 1° Bispo e Arcebispo, Dom Adaucto, dizia que: “Deus reveste o sacerdote de um caráter divino e, subtraindo-o das conexões privadas da família, outorga-lhe uma paternidade muito mais ampla que a da natureza. Cada sacerdote recebe do povo um título que exprime muito bem, ao mesmo tempo, sua veneração e seu amor; é o título de Padre, Pai. Colocado entre Deus e o homem, o Sacerdote exerce uma mediação espiritual entre a Divindade, a quem representa; e a humanidade, por quem pede. Fala aos homens da parte de Deus e apresenta a Deus todas as necessidades dos homens.”
Por isso, é preciso que tomemos consciência de que o nosso estado sacerdotal exige que sejamos santos e que a nossa missão requer nossa feliz presença no meio dos fiéis: ensinando-os e santificando-os na fé que recebemos dos apóstolos; devemos ser distribuidores de uma graça da qual devemos estar cheios, sempre.
Que o Santo Cura D’Ars, nosso patrono, modelo de missionário da vinha do Senhor, interceda junto à Virgem Maria, Senhora das Neves, por vossas vidas e pelo vosso ministério, a fim de que seja tão fecundo como o foi São João Maria Vianney.
Feliz dia do Padre!
† Frei Manoel Delson Pedreira da Cruz, OFMCap
Arcebispo Metropolitano da Paraíba