A 60ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) se aproxima. O colégio dos bispos do Brasil estará reunido entre os dias 19 e 28 de abril, no Centro de Eventos Pe. Vítor Coelho de Almeida em Aparecida (SP). Ao todo, serão 22 sessões em que serão debatidos diversos temas e assuntos relativos à Igreja no país.
Em vídeo de apresentação, Dom Joel Portella Amado, secretário-geral da CNBB, afirma que “ao final de um quadriênio da presidência, a Assembleia vai permitir fazer uma avaliação global da caminhada da Igreja no Brasil, e refletir e deliberar sobre vários outros temas que dizem respeito à vida da Igreja no Brasil e à CNBB.”
Programação da Assembleia
A sessão solene de abertura acontecerá no dia 19, às 8h30. Nas outras sessões, serão debatidos diversos temas, entre os quais estão a Avaliação Global da Caminhada da CNBB, Doutrina da Fé, Liturgia, Regimento da CNBB, Relatório do Quadriênio, Relatório Econômico e Textos Litúrgicos.
A reunião deste ano também será eletiva. Os bispos reunidos votarão para escolher os quatro membros da nova presidência, os presidentes das 12 Comissões Episcopais Permanentes, os dois representantes no Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM), um titular e um suplente, e os dois bispos que vão representar o Brasil na sessão do Sínodo sobre a Sinodalidade, que será em outubro, em Roma.
A programação prevê, todos os dias, coletivas de imprensa às 15h e celebrações eucarísticas às 18h30. Haverá também uma celebração penitencial no dia 23 de abril e uma celebração inter-religiosa, no dia 26 de abril. O retiro espiritual acontece no sábado, 22, e domingo, 23.
A pauta inclui 1 tema central (Avaliação Global da Caminhada da CNBB (Art. 141 do Regimento em vigor), 6 temas prioritários (Doutrina da Fé, Liturgia, Regimento da CNBB, Relatório do Quadriênio, Relatório Econômico, Textos Litúrgicos – CETEL).
A atualização das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) – 2019/2023 – está contida dentro do tema central da Assembleia. Para as atuais diretrizes, estava previsto uma atualização em 2023, ano em que encerra o quadriênio. A escolha do episcopado, no entanto, foi pela continuidade do processo de escuta e incorporação dos resultados do Sínodo sobre a Sinodalidade, cuja primeira sessão será em outubro deste ano e a última em outubro de 2024. Neste sentido, a atualização das novas DGAE da Igreja no Brasil serão construídas num caminho sinodal.
Da programação constam ainda outros 15 temas diversos (Acordo Brasil Santa Sé, Análise de Conjuntura Social e Eclesial, Gestão, Campanha da Fraternidade, Conselho Episcopal Latino Americano, Charis, Comissão Comunhão e Partilha, Comissão Episcopal para a Amazônia, Fundo Nacional de Solidariedade e Jubileu 2025, pesquisa “Saúde Integral do Clero”, Sínodo 2023-2024, visita do bispo auxiliar da diocese de Maiduguri (Nigéria), dom John Bogna Bakeni, região que sofre perseguição (ACN – Ajuda à Igreja que Sofre) e 15º Intereclesial das CEBs.
Estão previstas as seguintes comunicações durante a 60ª AG CNBB dos bispos eméritos, informe do Observatório da Comunicação religiosa no Brasil e do núcleo de estudos em comunicação e teologia, dos Organismos do Povo de Deus, da Ação Missionária Nacional, em Manaus, sobre o Sínodo dos Bispos e o XVIII Congresso Eucarístico Nacional. A Assembleia emitirá ainda três mensagens: ao Papa, ao prefeito do Dicastério para os Bispos e ao povo brasileiro.
Celebrações e retiro
Todos os dias, no Santuário Nacional, às 18h30, os bispos participarão das celebrações eucarísticas da 60ª AG CNBB. Haverá também uma celebração penitencial no dia 23 de abril e uma celebração inter-religiosa, no dia 26 de abril. O retiro espiritual acontece no sábado, 22, e domingo, 23.
Como acompanhar?
No portal da CNBB e nas redes sociais (Facebook e Youtube) será possível acompanhar a cobertura dos principais temas abordados nas sessões. Serão divulgados também diariamente o boletim Igreja no Brasil especial 60ª AG CNBB e um clipping diário de notícias.
Às coletivas de imprensa poderão ser acompanhadas, ao vivo, pelo portal A12 e redes sociais da CNBB, sempre às 15h. Nas coletivas são apresentados os resultados das reflexões e encaminhamentos dos temas. E as celebrações que acontecerão às 18h30, pela TV Aparecida, TVs de inspiração católica e redes sociais da CNBB.
O Jornalismo Canção Nova trará uma cobertura completa da 60ª Assembleia Geral da CNBB, com informações veiculadas na TV, rádio e internet. Também será possível acompanhar as coletivas de imprensa e as Missas por meio do portal e das redes sociais da CNBB, além de obter mais informações e detalhes no boletim Igreja no brasil especial 60ª Assembleia Geral CNBB, divulgado diariamente.
“Convido você a estar em sintonia com a nossa Assembleia Geral, rezando para que o Espírito Santo nos ilumine como pastores da Igreja no Brasil a realizarmos uma Assembleia com muitos frutos para a nossa conferência e para todo o Brasil”, pede, para finalizar, Dom Joel Portella Amado.
informações, CNBB / Canção Nova