32ª edição do Curso Anual dos Bispos do Brasil segue suas atividades

Na manhã de ontem, 24, os bispos participaram de um painel com o Côn. Geovane Ferreira, fundador da Associação Família da Preciosa Vida, e com Moysés Azevedo, fundador da Comunidade Católica Shalom; e de um painel com os bispos D. Gilson Andrade, D. Wellington Queiroz e D. Wilson Tadeu. Na parte da tarde houve a conferência com o Cardeal Kevin Farrel, intitulada “Desafios e caminhos: uma visão do Dicastério responsável pelas novas comunidades”.

No período da tarde, o Cardeal Kevin Farrell, prefeito do Dicastério para os Leigos, Família e Vida, apresentou a conferência “Desafios e caminhos: Uma visão do Dicastério responsável pelas novas comunidades”.

Dom Orani João Tempesta, Arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ), Cardeal Kevin Farrell, prefeito do Dicastério para os Leigos, Família e Vida.

Em sua fala, o Cardeal Farrell recordou que a função episcopal é de ser um verdadeiro evangelizador e “não simplesmente um administrator de estruturas eclesiásticas”. Dessa forma, indica D. Kevin, o bispo deve contar com colaboradores e pode encontrar essa ajuda na difusão da mensagem de Cristo nas novas comunidades a que é chamado a motivar, encorajar e formar, porque esses movimentos “são sempre mais colaboradores do bispo no anúncio do Evangelho”.

Em sua análise, o Cardeal indica que a observação da situação atual da Igreja no Brasil deve levar a distinguir entre pequenos grupos locais, de pouca estruturação que, tendo sua importância eclesial, ainda assim não necessitam de iniciar um percurso de reconhecimento jurídico, daqueles nascidos de um carisma, com identidade e história muito próprias. “Entrar nestas comunidades, fazer parte delas, – disse o Cardeal Farrell – significa compartilhar a espiritualidade, o estilo de vida, os fins apostólicos. Não se trata simplesmente de compartilhar momentos de oração com um grupo, mas o entrar na comunidade é percebido pelas pessoas como um chamado que comporta frequentemente uma mudança de vida radical.”

O curso para os Bispos 2023 segue com sua programação durante todo o dia de hoje, e se estende até o dia 27 de janeiro, sexta-feira.

Com Informações arquidiocese do Rio de Janeiro.