260ª ROMARIA DE NOSSA SENHORA DA PENHA LEVA MILHARES DE FIÉIS AO SANTUÁRIO EM JOÃO PESSOA

A 260ª Romaria de Nossa Senhora da Penha, tradicional evento cultural e religioso da Arquidiocese da Paraíba, encheu as ruas de João Pessoa de expressões de fé, devoção e gratidão durante toda a noite deste sábado (25) e madrugada deste domingo (26). Milhares de romeiros percorreram o trajeto de 14km, iniciado na Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, na Avenida João Machado, e finalizado no Santuário de Nossa Senhora Penha.

Desde as primeiras horas do dia, o Santuário da Penha foi movimentado pelos devotos que manifestavam a sua fé com orações, velas e ex-votos. Às 17h, a carreata com a imagem de Nossa Senhora da Penha deixou o santuário em direção a Igreja de Lourdes, onde foi recebida e preparada no carro andor principal para o envio.

Às 22h, o arcebispo metropolitano da Arquidiocese da Paraíba, Dom Manoel Delson, fez o envio dos fiéis, iniciando a caminhada animada por trios elétricos com grupos de louvor, que animaram os romeiros e conduziram orações e jaculatórias em agradecimento à Virgem da Penha pelas graças alcançadas.

Em diversos pontos da cidade e da região metropolitana, grupos de fiéis se reuniram em procissões que caminham ao encontro da grande Romaria como um sinal da comunhão e da unidade da Igreja de Cristo.

Durante todo o percurso, foi possível observar pessoas de todas as idades, gêneros, cor e condição social com vestes brancas, pés descalços, réplicas de imóveis, carteiras de trabalho e outras expressões de fé. Em diversos pontos, quem, por algum impedimento, não pôde realizar o trajeto, observava a passagem da romaria e fazia suas orações e súplicas à Deus, pela interseção de Nossa Senhora da Penha.

O casal Luciana e Joebson estava na romaria celebrando a conquista de um apartamento. “No ano passado nós não seguimos na procissão, mas quando ela passou, nós pedimos com muita fé e aqui estamos. Hoje nós vamos até o final, pedindo a bênção da nossa mãe, Maria Santíssima, e agradecendo pelo nosso apartamento”, relatou Luciana.

A Romaria de Nossa Senhora da Penha do ano de 2024 aconteceu sob a luz do tema “Senhora da Penha, ajuda-nos a repartir o pão, como sinal de graça e missão”.

Aguardando os romeiros, o reitor do Santuário da Penha, Monsenhor Nereudo Freire Henrique, enfatizou que Jesus é nosso maior exemplo. “Queremos caminhar com Maria, fazendo a experiência de discípulos e discípulas do seu filho Jesus. Seguindo à Jesus, com certeza, estaremos sempre no bom caminho, transformando o nosso coração, nossa mente e nosso ser. Assim, seremos construtores de uma nova humanidade, de um mundo novo, de justiça, de paz, onde será possível experimentar o perdão, o amor e a partilha do pão”.

Já eram 3h40min, deste domingo (26), quando o arcebispo Dom Manoel Delson e a equipe celebrativa acolheram os romeiros e o andor principal com a imagem de Nossa Senhora da Penha dando início a missa campal de encerramento da Romaria.

Na homilia, o arcebispo lembrou que compartilhar o pão com o irmão, é compartilhar o pão com Jesus, o rei do universo e lembrou. “Recebemos tudo de Deus, tudo é dom, tudo é dádiva e devemos retribuir compartilhando com nossos irmãos que precisam. Quando fazemos isso, entendemos que a palavra de Deus está agindo em nossa vida, que o Espírito Santo está trabalhando em nosso coração. E esta é a missão dos batizados, dos leigos e leigas e de toda a comunidade cristã”.

“Que alegria é sentirmos que tudo que fizemos aqui pelo irmão, fizemos por Jesus. Ele, o rei do universo, que reina na nossa vida aqui, reinará eternamente e dirá para nós qual o nosso lugar no reino que o Pai preparou para nós”, completou o arcebispo.

FESTA DA PENHA – Desde o dia 18 de novembro, os fiéis devotos participam da Festa da Penha. As missas diárias no Santuário da Penha foram presididas por sacerdotes convidados, entre eles, o secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil(CNBB), Dom Ricardo Hoepers; o vigário-geral da Arquidiocese da Paraíba, Pe. Luiz Souza e Silva Júnior e o pároco da Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, Pe. Francisco Azevedo.

Neste domingo, além da celebração de encerramento da Romaria, outras celebrações eucarísticas acontecem no Santuário da Penha, às 9h30, às 11h30, 15h e às 17.

Jéssica Nascimento