19ª edição do Encontro Nacional de Presbíteros

De 24 a 30 de abril em Aparecida-SP, quase quinhentos padres dos 19 regionais da CNBB representam as dioceses de todo Brasil no Encontro Nacional de Presbíteros.
Desde 1985 os presbíteros de forma organizada e aos cuidados da Conferência dos Bispos do Brasil se reúnem para rezar, discutir e discernir formas de viverem mais fortemente a comunhão, a fraternidade e a partilha exigida e esperada para um presbitério.

Padres do Regional Nordeste 2.

Está é a 19ª edição do ENP que tem como tema PRESBÍTEROS: TESTEMUNHAS DA ESPERANÇA, e como lema “Alegres na esperança, perseverantes na tribulação, constantes na oração” (Rm 12,12). O encontro tem dois assessores Dom Joel Portela, Bispo de Petrópolis, e o Pe. Humberto de Carvalho da Arquidiocese de São Paulo, autor de vários livros direcionados aos sacerdotes.

Três pilares são sugeridos na vivência dos presbíteros: oração, fraternidade e partilha. Por isso, a dinâmica do encontro nos oferece um pequeno retiro que foi conduzido por Dom, Bispo Auxiliar de São Paulo e mestre em Espiritualidade. Nesta edição do ENP a Arquidiocese da Paraíba está representada pelo referencial da Pastoral Presbiteral de nossa Igreja Particular, Pe Felipe Batista da Luz e conta também com a presença do Pe. Paulo Cabral, que como membro da diretoria da Associação Nacional de Presbíteros do Brasil foi convidado a participar do encontro. Nosso Regional, NE2, tem 20 delegados dos quatro estados que o compõem, a saber, RN-PB-PE-AL.

Rezemos pelos padres reunidos em Aparecida pedindo que o Espírito Santo de Deus os conduza e os ajude a encontrar meios de ajudar os presbitérios das mais diversas dioceses de nosso país e possam assim ser verdadeiras testemunhas da esperança!

Fotos: Pe. Walison Vieira – Diocese de São Miguel Paulista/SP.