13 de junho, dia de Santo Antônio na Arquidiocese da Paraíba

Na Arquidiocese da Paraíba, são 6 paróquias dedicadas ao santo, três em João Pessoa, nos bairros: Geisel, Jardim Cidade Universitária, e em Tambaú. E mais três nas cidades de Itatuba, Mata Redonda e Santa Rita, além de de diversas comunidades por todo território arquidiocesano.

A festa de Santo Antônio é uma das celebrações religiosas mais populares da região nordeste do Brasil, em particular na Arquidiocese da Paraíba. Todos os anos, centenas de milhares de fiéis se reúnem em torno dessa devoção, que tem sido celebrada desde o século XVIII.

Na Paraíba, a festa de Santo Antônio começa no dia 1º e segue até o dia 13 de junho, data em que é comemorado o dia do santo padroeiro. Durante esse período, as igrejas e paróquias realizam uma série de atividades religiosas, incluindo missas, trezenas e procissões.

Além das atividades religiosas, a festa de Santo Antônio na Paraíba é também uma grande celebração cultural, que envolve música, dança e culinária local. As ruas das cidades são decoradas com bandeirinhas coloridas e as barracas de comida e bebida se espalham pelas praças.

Uma das tradições mais antigas e populares da festa de Santo Antônio é a distribuição do pão de Santo Antônio. Esse pão é abençoado durante a missa e distribuído aos fiéis, que o levam para casa como um símbolo da bênção do santo.

No dia de hoje, 13 de junho, temos uma vasta programação nas seis paroquias:

Paróquia de Santo Antônio de Pádua
Bairro Ernesto Geisel – João Pessoa PB
Rua Maria das Graças Oliveira Cartaxo s/n.
17h30 Trezena de Santo Antônio
18h – Solene Procissão de Santo Antônio, percorrendo algumas ruas da paróquia. À chegada da procissão, Santa Missa.

Paróquia Santo Antônio do Menino Deus
Cidade Universitária – João Pessoa PB
Rua Rejane Freire Correia, 2015.
19h Missa e Trezena de Antônio

Paróquia de Santo Antônio
Mata Redonda PB
Rua Silvino Bezerra de Lima, 00
19h – Procissão, saindo de Santo Antônio (antiga), com término na Matriz de Santo Antônio.
19h30 – Santa Missa

Paróquia Santo Antônio
Marcos Moura. Santa Rita.
Rua Doutor Francisco Retumba s/n
Procissão às 18h.