10 de agosto, Dia do Diácono.

Hoje, 10 de agosto, é um dia especial para os diáconos e para as comunidades que valorizam seu trabalho dedicado e serviço incansável. O Dia do Diácono é uma ocasião para celebrar e honrar aqueles que desempenham um papel fundamental dentro da nossa Igrejas e da sociedade como um todo.

Os diáconos atuam nas igrejas, oferecendo assistência pastoral e apoio aos membros da congregação. Sua principal tarefa é demonstrar compaixão e servir as necessidades espirituais e físicas da comunidade. Eles são responsáveis por ajudar os fiéis a fortalecerem sua relação com Deus, além de promoverem a solidariedade e o compromisso com as ações sociais em prol do próximo.

Os diáconos têm uma presença constante na vida das pessoas, estendendo sua mão amiga para orientar, aconselhar e cuidar dos mais vulneráveis. Eles visitam os enfermos, os idosos e aqueles que enfrentam dificuldades emocionais. Seu trabalho é amplamente apreciado pelo apoio que oferecem às famílias, fornecendo conforto em momentos de perda, celebrando alegrias e compartilhando a palavra de Deus.

Eles também têm um papel relevante nos serviços litúrgicos, auxiliando os padres e participando na administração dos sacramentos, como o batismo e casamentos. O Dia do Diácono é uma oportunidade para reconhecer sua dedicação e compromisso na vida religiosa, bem como na promoção da paz e da justiça na sociedade.

Neste Dia do Diácono, convidamos a todos para expressarem sua gratidão e reconhecimento por esses líderes espirituais. Seja por meio de palavras, gestos de carinho ou apoio em suas atividades e projetos, todos nós podemos valorizar e apoiar o trabalho dessas pessoas maravilhosas, que dedicam suas vidas a servir ao próximo.

Que o Dia do Diácono seja um lembrete constante de que o serviço e a dedicação altruísta são verdadeiras fontes de inspiração, convidando-nos a também encontrar maneiras de servir e cuidar uns dos outros em nossas comunidades.

Neste dia, a Arquidiocese da Paraíba quer reconhecer o compromisso que cada um vocês assumiram de servir a Deus e à Igreja através do serviço aos irmãos e irmãs mais necessitados. Sua dedicação, amor e empenho têm sido exemplos inspiradores para todos nós, e vemos o reflexo da mensagem de Cristo em suas ações diárias.

Lembramos das palavras do Senhor Jesus: “O maior entre vós seja como aquele que serve” (Lucas 22:26). Vocês têm abraçado essa chamada com corações generosos, demonstrando que a verdadeira grandeza está em servir humildemente, em ouvir atentamente e em estender mãos caridosas a todos os que cruzam o seu caminho.

Neste dia de celebração, pedimos a Deus que continue a abençoar cada um de vocês, fortalecendo-os em sua jornada de fé e serviço. Que a chama do Espírito Santo que os impeliu a abraçar o ministério diaconal continue a guiá-los, iluminando seus passos e inspirando-os a sempre buscar a justiça, a compaixão e a solidariedade.

Contem sempre com o apoio, as orações e o carinho de todo o povo da Arquidiocese da Paraíba. Que o exemplo de vida e serviço que vocês nos oferecem seja uma inspiração constante para todos nós, lembrando-nos do chamado universal à santidade e à construção de um mundo mais justo e amoroso.

Parabéns, queridos diáconos, pelo trabalho árduo e pelo coração generoso que vocês dedicam à nossa Igreja e à nossa sociedade. Que Deus os abençoe ricamente hoje e sempre!

Roberval Borba